Se teve uma animação que marcou a infância de muita gente foi Tom & Jerry. A eterna perseguição de gato e rato fez parte da vida de gerações desde sua estreia, em 1940. A primeira versão do desenho animado ficou no ar até 1958, com episódios inesquecíveis e confrontos épicos entre os dois animais. Contudo, há uma teoria que afirma que o último episódio de Tom & Jerry foi também o mais macabro de todos.
Criado originalmente por William Hanna e Joseph Barbera para o estúdio de animação da Metro Goldwyn-Mayer (MGM), a animação mostra as aventuras do gato Tom que vive para derrotar o esperto ratinho Jerry. Apesar da rixa, no entanto, em vários episódios os dois demonstraram até algum grau de amizade e empatia. Pois bem, a teoria do final bizarro de Tom & Jerry começa em 1956.
Blue Cat Blues: o macabro episódio de Tom & Jerry
O fatídico capítulo considerado por muitos o último da animação, não tem lá um clima muito animado, pelo contrário. No início, vemos Tom sentado nos trilhos do trem, bastante desanimado. E é Jerry quem conta a história do que levou o gato a ficar naquele estado: ele havia sido rejeitado por uma bela gata branca.
Tom então passa a “encher a cara” de leite e até desiste de perseguir Jerry, que fica profundamente preocupado com o gato, tentando fazer de tudo para animar o ex-inimigo. Mas seus esforços são em vão. Em meio a isso, o próprio ratinho descobre que sua amada também o trocou por outro. E, assim como Tom, ele também desiste de tudo e senta com o gato nos trilhos. O episódio acaba com a tela ficando escura enquanto o barulho do trem fica cada vez mais próximo – o que dá a entender que os dois teriam sido atingidos.
O verdadeiro final de Tom & Jerry
Muitos acreditam que Blue Cat Blues é o episódio final de Tom & Jerry, contudo, dois anos depois, em 1958, foi lançado um novo episódio no qual os dois animais aparecem se metendo em confusões como sempre. No entanto, muitos fãs acreditam que esse capítulo foi lançado apenas para que a série infantil não tivesse um final tão mórbido.
Será?
Fotos e vídeos: Reprodução