Será que tudo o que vemos nas redes sociais é de verdade? Há tempos que sabemos que a resposta mais óbvia para essa pergunta é “não”. Até porque sabemos que todo mundo só posta a melhor versão de si mesmo e das coisas que acontecem, criando uma falsa sensação de “eterna felicidade” e afins. Mas, seria possível criar um perfil de uma pessoa totalmente imaginária? Não só é perfeitamente possível como também elas se tornaram verdadeiras digitais influencers. Estamos falando de modelos famosas da internet que pouca gente sabe que não são de carne e osso, mas que têm conquistado cada vez mais e mais seguidores…
Shudu
Em 2017, sua beleza atraiu milhares de seguidores em busca de sua identidade. Então, ela rapidamente se tornou mais uma das celebridades do Instagram, influenciando milhares de pessoas ao redor do mundo. Quando a marca Fenty Beauty, comandada por Rihanna, utilizou a modelo para divulgar um de seus batons então, a febre foi geral. Porém, o que não se sabia é que Shudu não passa de uma criação digital. Ela foi criada pelo fotógrafo britânico Cameron-James Wilson. Aliás, ele só revelou que ela não era de carne e osso quando a demanda de marcas querendo contratá-la aumentou.
Segundo o fotógrafo, ele desenhou Shudu com simples pretensões artísticas, mas nunca imaginou que ela fosse ter tamanha influência digital. Ela já tem mais de 116 mil seguidores e já foi intitulada a primeira super modelo digital do mundo.
Lil Miquela
O primeiro grande case de sucesso no quesito digitais influencers virtuais, sem dúvidas, é Miquela. Seu perfil no Insta já conta com mais de um milhão de seguidores, e suas postagens são, em geral, sobre temas como moda, estilo de vida e afins. A revista Vogue já deu a ela o título de "it-girl fictícia". Mas, como assim?
Pois é, por muito tempo ninguém soube se Miquela era de carne e osso ou não. Os seguidores não tinham real noção se a modelo era digital ou não e ninguém sabia a verdadeira identidade dela. Ou de quem está por trás dela. Foi preciso sair um artigo em uma revista explicando a verdade por trás de Miquela e seus criadores para as pessoas acreditarem que ela não existia na vida real. Além de aparecer usando marcas famosas, Miquela ainda apoia importantes causas sociais e é uma ativista fervorosa, o que faz com que muitos fãs simplesmente não se importem se ela é real ou não.
Imma
Não se deixem enganar pelo cabelo chanel rosa e os olhos puxados. Muito menos pela pele perfeita dela. Isso porque Imma pode ser definida como uma modelo hiperrealista, ou seja, uma criação virtual feita para parecer tão real quanto qualquer um de nós. Criada em 2018, a it-girl fashionista soma quase 200 mil seguidores em seu Instagram.
Noonoouri
Mostrando que nem toda digital influencer virtual tem pretensão de parecer de carne e osso, temos Noonoouri. A influência da cultura japonesa se reflete nos grandes olhos estilo manga que Noonoouri tem. Mas na verdade, ela foi criada por um estúdio alemão. A modelo tem 19 anos, "vive" em Paris e já trabalhou para importantes marcas do mundo fashion, tais como Dior, Marc Jacobs além de ter estrelado editoriais na Harper's Bazaar e aparecido com Kim Kardashian.
Em tempos em que é cada vez mais difícil separar o real do virtual, o que vocês acham dessas digitais influencers puramente digitais?
Fotos: Reprodução