Alimentar hábitos saudáveis já é considerado o primeiro passo para manter a saúde em dia e o controle do peso. Porém, alguns erros alimentares acabam passando despercebidos durante a correria da rotina. Por isso a equipe do Hype separou sete dicas da especialista em nutrição comportamental, Ariane Bomgosto. Dá só uma olhada!
1.Beber durante as refeições
A recomendação dos nutricionistas é de que o líquido deve ser ingerido meia hora antes ou depois das refeições, mas nunca durante elas. Pois o líquido dilata o estômago, dificultando o processo de digestão e fazendo com que o seu estômago aumente, resultando também em um aumento de peso, já que você comerá ainda mais para preencher o “vazio”.
2.Comer barrinha de cereal em vez de frutas
Apesar de relacionada a alimentação saudável, as barrinhas de cereais contém açúcares, conservantes e sabores artificiais. Por isso, tenha em mente que nenhum alimento industrial será melhor do que um alimento natural, in natura. Substitua as barrinhas por frutas frescas, secas, castanhas e nozes.
3.Comer antes de dormir
Ao fazer as refeições durante o dia, o seu corpo tem tempo suficiente para digerir os alimentos, mas quando a alimentação é feita antes de dormir, o gasto da refeição é bem menor. Isso acontece porque o seu organismo já está pronto pra reduzir o metabolismo, o que faz com você sinta mal-estar e se sinta pesado. Clique aqui e saiba quais os lanchinhos noturnos recomendados por nutricionistas.
4.Trocar refrigerante por chás, sucos e água de coco de caixinha
A quantidade de açúcar, sódio, conservantes e outros aditivos desses produtos é quase a mesma do refrigerante, até mesmo a água de coco que anuncia ser 100% natural, possui conservantes. Portanto, opte por sucos e chás naturais, além de beber bastante água também.
5.Fazer dietas malucas
O organismo sustenta por um certo tempo essa restrição de calorias, porém, após passar esse tempo, o apetite aumenta e você tende a ter uma fome descontrolada. O que faz com que o que você perdeu, volte novamente ou até ganha mais peso do que antes da dieta. Portanto, busque por um profissional da saúde.
6.Cortar glúten mesmo sem ser intolerante
O glúten é uma proteína de difícil digestão encontrada no trigo, na cevada, aveio e centeio que deve ser retirada da alimentação de quem é intolerante. Porém, para pessoas que não sofrem com esse problema, só precisa diminuir o consumo. Pois o glúten só é ruim quando consumido em excesso.
7.Pensar mais em calorias do que em nutrientes
A recomendação é de que você deva comer menos quantidade, porém, alimentos que sejam fontes de nutrientes. Por exemplo, optar por uma bolacha de água e sal, ao invés de um sanduíche de pão integral com queijo branco, não é a melhor decisão. Pois a bolacha tem menos calorias e valor nutricional, o que fará com que você sinta fome daqui a alguns minutos, enquanto o sanduíche tem proteínas e carboidrato complexo, o que deixará você saciado.
É preciso estar atento aos hábitos ruins para que não resulte em uma compulsão por mastigar, além de consultar um especialista para que ele possa esclarecer as suas dúvidas, combinado?
Fotos: Reprodução