Criança independente: 4 regras para deixar seu filho se vestir sozinho

Comportamento|Dicas|Pais e filhos

Criança independente é o sonho de toda mãe. Será mesmo? Imagine que nos primeiros anos de idade do seu filho você costumava vesti-lo do jeito que desejava. De repente, uma forte opinião sobre que roupas ele quer usar surge, principalmente, nos momentos de pressa ou nos dias em que o clima não está muito agradável. Pois é! Quando os pais menos esperam, as crianças já estão lá fuçando o armário e escolhendo cores e modelos das próprias roupas. Essa forma de expressão faz parte do desenvolvimento e amadurecimento da criança, então comemore e estimule essa nova habilidade.

Algumas atitudes são fundamentais para dar confiança e ajudá-lo nessa fase de independência – além de evitar que você enlouqueça quando o pequeno se embanana para colocar o uniforme da escola ou encasqueta em querer usar um casaquinho no auge do calor tropical. Veja as dicas que o No Pátio listou para ajudá-la a deixar seu filho se vestir sozinho e saiba como incentivar essa fase:

1. Entenda as escolhas deles

Assim como os adultos, as crianças usam estilo para criar a imagem que elas querem apresentar ao mundo. Quando vocês forem comprar roupas, em vez de escolher sozinha a peça, pergunte: “você gosta dessa jaqueta?”.

deixar seu filho se vestir sozinho 2

2. Crie padrões

Se seu filho quer vestir calças xadrez com uma blusa listrada, ele provavelmente não vai ser o único em sua turma na escola a quebrar as regras do mundo fashion. Insistir em fazê-lo vestir a bermuda que você escolheu, provavelmente não vai funcionar de manhã.

Você pode deixar seu filho se vestir sozinho, mas deve reforçar duas regras: a roupa deve estar apropriada para o clima e de acordo com a idade. Explique que algumas ocasiões tem regras de vestimenta para todos, incluindo a mãe e o pai. Então, separe por tipos, como para sair e para brincar. Se de manhã o tempo é curto, peça para que a seleção seja feita no dia anterior.

3. Respeite a zona de conforto

Muitas crianças não estão preocupadas em estar bem vestidas, só querem vestir o que as faz sentir bem. Se tem uma roupa que seu filho não quer tirar nunca, compre o mesmo modelo em cores diferentes.

4. Não se preocupe com as escolhas

Quando seu filho disser “olha, mãe, listras com listras, estou combinando”, deixe ele aproveitar a satisfação de ter se vestido sozinho. Não tem problema se você sabe que a escolha não tem nada a ver. Se o seu filho usa uma roupa maluca e alguém brinca com ele sobre isso, é um importante momento de aprendizagem.

deixar seu filho se vestir sozinho 3

Essa fase costuma deixar os pais de “cabelos em pé”, mas os especialistas defendem que o comportamento precisa ser estimulado, pois auxilia no desenvolvimento da identidade e no amadurecimento infantil. Agora que você já sabe o que fazer nesses momentos de autonomia dos pequenos, basta seguir as dicas do No Pátio e deixar seu filho se vestir sozinho para que tudo fique tranquilo e favorável.

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter