Nem precisa acompanhar para saber que a novela global da faixa das 23h tem dado o que falar! As cenas sensuais, o tal book rosa, o mundo das modelos… Pois é! O universo da moda é um dos ambientes centrais da trama de “Verdades Secretas” e essa questão tem afetado os personagens reais dessa história: os profissionais de moda de verdade.A polêmica se deve ao book rosa que a protagonista da novela – a personagem Angel (interpretada por Camila Queiroz, que se chamava Arlete, antes de virar modelo) – acaba fazendo por pressão de sua chefe e “protetora”, a personagem de Marieta Severo, Fanny, dona da agência de modelos na qual trabalha.
Na história, a agência é uma das mais importantes do ramo e tem certo respaldo, o que indicaria que, a manobra do tal book rosa – que, para quem não está familiarizado, é um book que divulga modelos que se prostituem – é bem comum em locais do gênero. Inegavelmente, isso descredibiliza o trabalho das agências em geral, pondo em risco o trabalho de milhares de profissionais.
“Nós lutamos para acabar com estereótipos como os que mostram que modelo masculino é sempre gay e que as modelos são sempre prostitutas”, disse Marcus Panthera, criador da Mega Brasil. Apesar de se tratar de ficção, nem todos os espectadores entendem isso, o que pode gerar consequências negativas, além de haver um fundo de verdade no que é transmitido.
“Como o próprio nome já diz, é uma novela! Tenho 17 anos de trabalho com modelos e em todos esses anos eu nunca presenciei um assédio do tipo que a novela mostra. Pelo menos dentro da minha agência isso nunca aconteceu. Ninguém pode um dia dizer que já fizemos algo parecido com o que a dona daquela agência (da novela) faz”, é o que fala Anderson Baumgartner, sócio-diretor da Way Model Management.
Outra parcela que seria afetada são as garotas aspirantes a modelo. Com a realidade da novela, muitos pais hesitariam (ou nem considerariam) levá-las a uma agência. É o que atesta Liliana Gomes, diretora da Joy Model Management: “Nós não vamos sentir o efeito em quem já está no mercado, mas sim nas aspirantes a modelo. Eu vim do interior, sei como as mentes são… Muitos pais provavelmente não deixarão os filhos participarem desta indústria. E o fato de tudo acontecer dentro da agência, garotas de promoção, modelos, garotas de programa, é péssimo. É uma visão antiga de um mercado que é bastante sofisticado. É uma série preconceituosa com gays e mulheres”.
Pelo visto, ainda vai passar muita água debaixo dessa ponte… E vocês, o que acham da crítica a “Verdades Secretas”? Será que a novela está influenciando tanto assim na realidade? Comentem!
Fotos: Reprodução