O aplicativo Whatsapp tem ficado cada vez mais famoso. É raro alguém hoje em dia que tenha um smartphone e não use o aplicativo para trocar instantaneamente mensagens com amigos e familiares. E é exatamente nessa popularidade quer eside um de seus riscos: o de poder transmitir vírus. E ultimamente um novo vírus no Whatsapp vem se espalhando.
Essa história começou desde que foi liberada a função de realizar ligações por meio do aplicativo. Com isso, cibercriminosos se aproveitaram para espalhar malwares que podem roubar fotos e informações dos usuários. A forma com o vírus no Whatsapp se propaga é bem simples: A pessoa recebe uma mensagem como se fosse da empresa que criou o aplicativo dizendo que o usuário foi escolhido para testar o novo recurso. A mensagem pede que o usuário clique em um link e ainda mande a mesma mensagem para mais dez pessoas.
Entretanto, quem clica no link é redirecionado para um site malicioso que automaticamente instala um vírus no smartphone e com isso, tem acesso a arquivos e informações pessoais dos usuários. Ou seja, se você receber qualquer mensagem convidando você a testar uma nova função e ainda mandar a mensagem para outros usuários, desconfie, ignore ou mesmo exclua, pois pode ser vírus no Whatsapp.
A função ligar
Desde a última atualização do Whatsapp, feira no último dia 12 de março, a função de utilizar o aplicativo para efetuar ligações está sim disponível. Entretanto, não é preciso clicar em nenhum link ou instalar nada. Basta atualizar o aplicativo diretamente através da loja (Google Play, para usuários de Android, por exemplo). Após atualizar a versão do Whatsapp, basta receber uma ligação de alguém que já tenha ativado o serviço por meio do aplicativo e pronto, seu serviço também terá sido ativado.
Fique de olho!
Fotos: Reprodução