Cuidados ao usar acessórios sexuais

Comportamento|Saúde|Sexo

Os acessórios sexuais estão cada vez mais nas casas das pessoas e o preconceito em relação a eles está diminuindo, até por parte dos homens. Eles também já estão conseguindo ver como os brinquedinhos podem ser usados a dois e trazer ainda mais prazer para o casal.

Porém, todo cuidado é pouco quando falamos em usar algo em nossos órgãos sexuais, principalmente se formos introduzir algum desses acessórios na vagina. Mesmo que o acessório seja feito para se introduzir, é necessário certa cautela e cuidado.

Hoje o No Pátio te mostra quais os principais cuidados que você deve ter ao usar e escolher seus acessórios sexuais para que você tenha um sexo prazeroso e divertido mantendo a sua saúde íntima.

Tome-certos-cuidados-ao-usar-acessórios-sexuais12

Preservativos diferentes e géis – Hoje existe no mercado uma infinidade de preservativos diferentes. Por tirarem um pouco da sensibilidade na hora do sexo, hoje os preservativos pensam muito no prazer também. Existem preservativos extrafinos, lubrificados, com gosto, texturas e até aqueles que prometem causar mais calor ou frio com o atrito. O mais importante aqui é verificar a procedência do produto. Compre sempre em locais confiáveis e de marcas conhecidas e com o símbolo do Inmetro.

Devido a sensibilidade da região íntima, algum tipo de alergia pode acontecer mesmo com o uso de produtos bons e seguros. Caso você sinta alguma ardência ou desconforto pare de usar aquele produto específico imediatamente e contate seu médico.

Em relação aos preservativos com sabor, eles também podem ser usados na penetração, porém alguns sabores como pimenta podem causar certo desconforto. No caso dos géis, como eles têm princípios ativos iguais ou muito parecidos aos dos preservativos, principalmente os que se esquentam um pouco, você deve ter os mesmos cuidados na hora de escolher o produto e o local onde irá comprar.

Tome-certos-cuidados-ao-usar-acessórios-sexuais4

Lubrificantes – Os lubrificantes não são apenas acessórios, algumas mulheres realmente precisam deles. Então, é muito importante prestar bastante atenção na hora de escolher o produto. Existem três tipos de lubrificantes: os formulados com substâncias solúveis em água, que normalmente são mais fáceis de limpar; os derivados de petróleo, como a vaselina, que costumam sujar o corpo e as roupas; e aqueles que não se conhece a composição.

Descarte sempre qualquer produto que você não sabe o que existe na sua composição, os riscos de alergias nesses casos são sempre bem maiores.

O tipo de lubrificante mais indicado é o à base de água! E lembre-se: a vaselina pode fragilizar produtos de látex (como camisinhas) e comprometer seriamente sua eficácia. Sendo assim, procure evitar produtos à base de vaselina para que o sexo seja mais seguro.

Tome-certos-cuidados-ao-usar-acessórios-sexuais6

Cremes para estreitar a vagina – Primeiro vamos deixar bem claro que não existem produtos que realmente possam estreitar a vagina, isso só pode ser feito com a contração muscular. O que esses produtos que prometem reduzir a espessura da vagina fazem é deixar o canal vaginal tão ressecado e pouco elástico que chega a dar a sensação de que a vagina está mais estreita.

Esse tipo de produto não é indicado. Ele pode gerar muito desconforto para a mulher durante a penetração e, caso o ressecamento seja muito grande, também pode ser irritante ou até mesmo traumático para a vagina da mulher.

Tome-certos-cuidados-ao-usar-acessórios-sexuais8

Vibradores – Os cuidados que devemos ter com os vibradores são na escolha do material e na higienização do produto. Os materiais mais indicados são plástico ou silicone sem porosidades, pois são de fácil higienização. Vibradores de esponja ou com superfícies irregulares são mais difíceis de limpar e podem reter resíduos.

Informação mais importante em relação aos vibradores: nunca empreste o seu vibrador para ninguém, mesmo que rapidamente. Ele deve ser de uso pessoal, compartilhar o vibrador pode ser fator de contaminação.

Tome-certos-cuidados-ao-usar-acessórios-sexuais9

Anel peniano – Assim como o lubrificante, o anel peniano não é um acessório para aumentar o prazer, sua principal função é ajudar homens com problemas específicos, como dificuldades em manter a ereção. Usado na base do pênis, o anel fecha as vias sanguíneas locais e permite que o sangue fique lá por mais tempo reduzindo o retorno desse sangue do pênis. Esse artifício aumenta rigidez e facilita a penetração.

Para fazer uso desse anel é necessária uma série de cuidados. O primeiro deles é não usar sem uma orientação e nem se você tem uma ereção saudável! Ele também não pode ser usado por longos períodos de tempo, o limite é uma relação de até uma hora.

Seu uso incorreto pode acabar trazendo vários problemas vasculares para o pênis. Além disso, pode causar também problemas em outros órgãos internos relacionados à ejaculação, já que a uretra também é comprimida.

Tome-certos-cuidados-ao-usar-acessórios-sexuais3

Capa peniana – A capa peniana tem a mesma função dos preservativos texturizados, causar estímulos diferentes na vagina. Na escolher uma capa peniana tome muito cuidado com o seu material. O ideal é que elas sejam feitas de materiais que não agridam a mucosa da vagina, evitando alergias ou machucados.

Dica importante: nunca confunda e nem substitua o uso do preservativo pela capa peniana. A capa não se adere à pele do pênis e não o envolve completamente, além de poder se deslocar durante o movimento. Ela também não tem a vedação e outros critérios exigidos do preservativo para sua ação protetora contra doenças e contra gravidez.

A melhor e mais indicada forma de usar a capa peniana é sempre por cima do preservativo e sempre tomando cuidado para ver se ele não acaba se movendo ou rasgando durante a relação.

Tome-certos-cuidados-ao-usar-acessórios-sexuais11

Procure sempre se informar sobre os locais em que vendem todos esses tipos de produtos e pesquise se o lugar é confiável e vende produtos realmente de qualidade. Não se esqueça de sempre olhar a data de validade deles antes de levar para casa.

E se você ainda tem alguma dúvida sobre a forma de usar ou quais os riscos que esse tipo de produto pode trazer converse com seu médico. Ele vai poder tirar todas as suas dúvidas e medos.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter