A pauta ambiental tem sido tema de diversas produções de animação por todo mundo. Basta lembrar, por exemplo, de WALL•E, o robozinho limpador de lixo na Terra desabitada. “A Energia na Terra chega para todos. Basta partilhá-la!”, é outra animação ambiental que está ganhando o mundo.
Do diretor português, José Miguel Ribeiro, o projeto de apenas um minuto expressa de forma simples e universal como a utilização mundial da energia terá que ser melhor repartida no futuro. O filme foi apresentado inicialmente na cidade de Almada, Portugal, em 2012 e depois na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20.
[youtube width=”600″ height=”344″]http://www.youtube.com/watch?v=k6uXxnWy0D8[/youtube]
Selecionado para participar do “Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy” de 2013, que acontece de 10 a 15 de junho, em Annecy, França, o roteiro conta a história de duas crianças que precisam de luz para estudar. A diferença é que uma utiliza velas, e outra, mais rica, desperdiça energia com duas luminárias.
Organizado pela Associação Internacional de Filmes de Animação, o tradicional festival premia séries e filmes de animação de todo o mundo desde 1960.
Imagem e vídeo: reprodução