Entenda porque seu treino não funciona mais na velocidade que você gostaria
Existe um ditado entre os treinadores físicos dizendo que quanto mais treinado você é, menos treinável você vai ficar. Ou seja, quanto mais tempo na academia mais difícil é ver os resultados na balança e no espelho. Antes de parar os treinos ou de pegar cada vez mais pesado, saiba que a falta e o excesso podem sabotar seu desempenho. Conheça alguns hábitos que podem estar afetando seu rendimento.
Efeito platô
Ao começar uma dieta ou um treino, seu corpo responde rapidamente, mas após se acostumar ele manterá uma constante. Isso se chama efeito platô. O organismo tem uma enorme capacidade de adaptação, seja na alimentação, seja nos exercícios físicos. A maneira de mudar isso e continuar conseguindo bons resultados nos treinos e mudar radicalmente os estímulos dados ao corpo. Você pode mudar de atividade física e na academia mudar de treinos de musculação para treino intervalado de alta intensidade.
Autossabotagem
Aquela “roubadinha” que você acreditou que não mudaria nada pode fazer uma grande diferença no seu desempenho. Existem alguns tipos de sabotadores na academia: aqueles que fazem menos séries do que deveriam, aqueles que fazem o exercício de maneira errada e ainda aqueles que aumentam a carga sem pensar duas vezes.
Todo treino tem uma mecânica, intensidade e volume determinados. Quando o aluno não segue, prejudica o rendimento e coloca em risco as articulações. Fique sempre atento as recomendações para o seu treino.
Seguir as orientações do treinador e do nutricionista são as melhores maneiras de manter a malhação e a dieta fazendo efeito. Se o organismo se acostuma com certos padrões, o corpo precisa estar sempre em evolução para manter os resultados desejados.
Fotos: Reprodução