Quando se fala em Brasil, muita gente pensa logo em Carnaval. E uma das coisas mais tradicionais do Carnaval brasileiro, sem dúvidas, é o desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Mas ano que vem, ao que tudo indica, não haverá nenhuma escola de samba desfilando pela Apoteose.
Pois é, as escolas de samba do Grupo Especial da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) não devem passar pela avenida, e a notícia foi dada em uma nota oficial publicada no Facebook da Liga. O motivo seria o corte de 50% da verba repassada para as escolas, anunciado pelo atual prefeito do RIo de Janeiro, Marcelo Crivella.
Na última segunda-feira (12), a prefeitura do Rio informou que as agremiações receberam cerca de R$ 24 milhões para os desfiles de 2017. Diante disso, ela anunciou o corte e disse que o recursos agora seriam destinados a aumentar o repasse de manutenção de creches conveniadas com o município, ou seja, agora, 50% do valor serão revertidos para melhorar a alimentação e o material escolar das crianças.
A prefeitura declarou que a ideia não é deixar as escolas de samba sem recursos, apenas redistribuir melhor o dinheiro, mas ainda assim, realizar o desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Já a Liesa afirma na nota que, o corte dos recursos “trará graves consequências para produção do espetáculo”, prejudicando a qualidade do trabalho e, por consequência, o desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro como um todo. Confira abaixo, na íntegra, a nota da Liesa:
E agora? Alguém consegue imaginar o Carnaval sem o desfile das escolas de samba?
Fotos: Reprodução