Designer cria botas a partir de sacolas plásticas

EcoFriendly|Novidades

Nesta quinta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, nada melhor do que uma ideia que vai deixá-las na moda, mais bonitas e, o melhor, sintonizadas com práticas sustentáveis. Apelidadas de Dacca, a novidade são as botas criação da designer industrial chilena, Camila Labra. Super originais, as botas de cano baixo são feitas a partir de sacolas plásticas, as temidas da natureza, por demorarem centenas de anos até se degradarem totalmente.

Camila confecciona as botas com uma técnica que derrete as sacolas com o calor, gerando um material mais espesso e resistente, que preserva as propriedades do polipropileno. O resultado é um calçado impermeável, flexível, leve e não tóxico. É a partir da nova lâmina plástica criada com o derretimento do plástico que a designer aplica diversas estampas utilizando a publicidade estampada nas sacolas.

E aí vai uma dica para os criativos de plantão que ainda estão na longa jornada de estudos: numa entrevista ao jornal britânico Daily Mail, a designer contou que a ideia inicial para a linha veio quando ela ainda era estudante e tinha que fazer um projeto tornando algo inútil em útil novamente. “Percebi que havia um monte de sacos de plástico na minha casa e que todos utilizavam como sacos de lixo. Eu tinha certeza de que eu poderia fazer algo mais útil com eles do que isso e então, em um dia de chuva eu vi pessoas colocando sacolas em seus pés para parar seus sapatos. Foi então que eu percebi que os sacos seriam ótimos para fazer botas.”

As botas de Camila, ainda são revestidas com tecido acolchoado, com a finalidade de dar mais conforto para quem às calça e, suas cores e grafismos variam de acordo com a disponibilidade e a diversidade das sacolas. Para fazer um par de botas são necessários cerca de oito sacos plásticos. Ela conta que fez o primeiro par para uso pessoal. As pessoas viram, gostaram e começaram a fazer encomendas. Elas custam $22.000 (pesos chilenos) ou $45.00 dólares. Um bom presente para este dia não é?!

 

Foto: Reprodução 

Inscreva-se na nossa newsletter