Halloween para uns. Dia das Bruxas para outros. E ainda Dia do Saci para os mais nacionalistas… O fato é que uma das datas mais fantasmagóricas está se aproximando. E, com ela, o dia, ou melhor, a noite ideal para levar alguns bons sustos. E a gente tem trazido vários posts falando de coisas assustadoras, relatos paranormais ou mesmo filmes de terror. Afinal, a gente não sabe o porquê, mas levar um susto tem lá o seu valor.
Então, para manter o clima do nosso #MêsdoTerror, que tal relembrar as máscaras mais assustadoras do cinema e testar sua coragem? Será que você consegue?
Halloween
Gravado em 1978 e refilmado em 2007, o filme teve cerca de 10 sequencias para a história de Michael Myers. Devido ao baixo orçamento do filme original, a máscara, uma das mais conhecidas do cinema de terror, originalmente foi a mais barata encontrada numa loja próxima ao local de filmagens, que era exatamente a utilizada por William Shatner no filme The Devil's Rain. Entretanto, a máscara sofreu algumas mudanças, foi pintada de branco, teve os cabelos retirados e o contorno dos olhos foram modificados.
Pânico
Ghotsface é o responsável pelo ressurgimento do gênero terror adolescente na década de 90, e uma das máscaras mais vendidas ainda hoje. Misturando um terror com enredo inteligente e um toque de humor, o filme Pânico tem uma das maiores bilheterias no gênero do mundo!
A Casa de Cera
Simples, mas assustadora. Assim é a máscara de cera de Vincent, deformado ao ser separado de seu gêmeo siamês Bo. O filme é uma espécie de refilmagem dos filmes Os Crimes do Museu e Museu de Cera. Curiosamente, ocorreu um incêndio em um estúdio de som que estava sendo usado nas filmagens de A Casa de Cera, durante um teste de efeitos especiais. O incêndio foi causado por uma vela acesa, tendo destruído completamente o estúdio.
Jogos Mortais
Mais do que o boneco com bochechas estranhas que fala com suas vítimas através do vídeo, a real máscara deste filme é a em formato de cabeça de porco, utilizada pelo assassino ao capturar suas vítimas. Só ela já é capaz de dar muito mais medo que muita das cenas de tortura que o filme mostra. Aliás, foi preciso remover algumas dessas cenas de mutilação do filme para que a censura norte-americana fosse um pouco mais branda, permitindo a entrada de menores de 17 anos nos cinemas.
Sexta-feira 13
A máscara de hóquei imortalizada por um dos serial killers mais conhecidos do cinema norteamericano. Jason deixou muita gente sem dormir na década de 80. O filme agradou tanto que teve 11 sequências, além do clássico Freddy versus Jason, que promove o encontro de Jason com outro grande ícone do terror, Freddy Krueger, de A Hora do Pesadelo.
O Massacre da Serra Elétrica
Um clássico da década de 70 refilmado em 2003 e aterrorizante em todas as versões. A máscara, no filme, era feita com pele humana, e dá calafrios só de lembrar. O filme de 2003 foi ao mesmo tempo eleito o melhor e o pior filme de terror, ganhando premiações como o Teen Choice Awards e sendo indicado do Framboesa de Ouro.
Uma Noite de Crime
E se de repente, cometer atos violentos fosse algo normal e permitido pela lei durante uma noite, e você visse pessoas com máscaras assim, sorridentes,e tocando sua campainha e pedindo para entrar. Você abriria a porta? A ideia para este filme aterrorizante surgiu em um passeio do diretor James DeMonaco.
O Orfanato
Este terror espanhol não foi visto por muitos, mas vale a pena conferir as coisas que o pequeno Simón vê na casa em que funcionava o antigo orfanato onde sua mãe vivera quando criança. O filme foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e tem a produção de Guillermo Del Toro, conhecido por outro clássico do terror, O Labirinto do Fauno.
O Silêncio dos Inocentes
A máscara que encobre parte do rosto e impede o serial killer Hannibal Lecter de comer suas vítimas é a responsável por umas das imagens mais emblemáticas do cinema norte-americano. Este o segundo dos cinco filmes em que o personagem Hannibal Lecter aparece. Os demais foram Caçador de Assassinos (1986), Hannibal (2001), Dragão Vermelho (2002) e Hannibal - A Origem do Mal (2007).
Batman Begins
Não é um filme de terror, e sim de herói, mas aposto que você levou um bom susto quando viu o vilão Espantalho ali, bem grande na tela! O ator Cilliam Murphy havia feito o teste originalmente para interpretar o papel principal, mas Christian Bale foi o escolhido. Entretanto, o diretor do filme gostou tanto do trabalho do ator que o escalou para dar vida ao Espantalho.
Definitivamente essa lista das máscaras mais assustadoras do cinema dá arrepios só de ver as imagens! E agora, o que responder quando vierem lhe chamar para uma festa de máscaras? Ou aparecer algum mascarado gritando “doces ou travessuras”, o que você vai fazer???