Dia da Árvore – É preciso cuidar do que gera vida

EcoFriendly

Conscientizar, preservar, reflorestar. O Dia da Árvore, comemorado hoje no Brasil, é um alerta de que precisamos cuidar com urgência do bem mais precioso que temos: a natureza. De biodiversidade tão grande que chega a ser quase impossível mensurar o número de espécies de árvores, o Brasil já teve grandes avanços no processo de conscientização da população em relação ao cuidado com a natureza. No entanto, passos mais largos precisão ser dados, tanto pela população em geral, como pelos governos.

O país ainda precisa de medidas mais duras que coíbam o desmatamento e a especulação imobiliária em áreas de preservação, e de diversas outras ações em defesa das florestas. No congresso nacional, ainda se vive o impasse da aprovação do novo Código Florestal, que desagrada totalmente os defensores das florestas e cria ainda mais brechas para a derrubada de áreas verdes em vista do agronegócio.

Todavia, é preciso reconhecer ás inúmeras iniciativas populares e governamentais de proteção à natureza e sua biodiversidade. Exemplo claro e viável, é o das comunidades de extrativismo sustentável que reaprenderam a lidar com a terra, a tirar da natureza só aquilo que precisam e a cuidar para que tenham acesso a esse bem no futuro; a iniciativa das comunidades de agricultura familiar e agroecológicas que, com respeito à natureza, produzem alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos; também da iniciativa privada de criar parques e áreas de proteção ambiental preservando matas e nascentes nos diversos biobas brasileiros.

Celebre este dia plantando uma árvore, cuidando da natureza e poluindo menos. Assista ao vídeo Sertão Veredas-Peruaçu – Mosaico de Conservação, Cultura e Produção, uma produção do WWF-Brasil. O vídeo mostra as diversas iniciativas de cooperativas de extrativistas, roteiros turísticos e unidades de conservação. São quase 2 milhões de hectares destinados à proteção da natureza e a modelos econômicos mais sustentáveis em onze municípios do norte de Minas Gerais e oeste da Bahia.

[youtube width=”600″ height=”344″]http://www.youtube.com/watch?v=o1zzgX3oCXU&feature=player_embedded#at=163[/youtube]

 

Fotos e vídeo: reprodução 

Inscreva-se na nossa newsletter