O dia 19 de Junho é um dia especial no calendário brasileiro! Afinal, foi esta a data escolhida pela Agência Nacional do Cinema – Ancine, para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro. Isso porque, foi no dia 19 de Junho de 1889 que o primeiro filme genuinamente brasileiro foi rodado. O longa chamava-se “Vista da baía de Guanabara”, um documentário com cenas incríveis do Rio de Janeiro.
Apesar de 19 de Junho ser reconhecido pelo Ministério da Cultura, algumas pessoas preferem celebrar a data em 5 de Novembro, para relembrar o aniversário da primeira exibição pública de cinema. O evento aconteceu também no Rio de Janeiro, no ano de 1896.
Logo depois, foram distribuídos filmes por todo o país, após a criação da primeira companhia de cinema brasileira. No entanto, isso acabou deixando muitos atores brasileiros desempregados, porque esta companhia também reproduzia fitas do cinema estrangeiro como o americano – que na época se destacava como o melhor do mundo. Com isso, o cinema nacional entrou em decadência.
Já nos anos trinta, Adhemar Gonzaga instalou o primeiro estúdio de cinema no Rio de Janeiro, a Cinédia, que tornou possível as produções de dramas e comédias musicais brasileiras. Em 1953, o filme “O Cangaceiro” foi realizado, e tornou-se um dos maiores sucessos do cinema brasileiro e foi o primeiro filme brasileiro a conquistar as telas estrangeiras, ganhando o prêmio de melhor filme de aventura e de melhor trilha sonora no Festival Internacional de Cannes.
Em 1998, foi com o filme “Central do Brasil”, que o país voltou a ser foco dos holofotes internacionais, conquistando bilheterias no mundo inteiro. A protagonista, a atriz Fernanda Montenegro ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz, ajudando os brasileiros a continuar a fazer bons filmes. Anos depois, em 2002, o cinema brasileiro conquista novamente o mundo com o filme “Cidade de Deus” que chegou a receber 4 indicações ao Oscar e sendo considerado pela revista Time um dos 100 melhores filmes da história.
Recentemente, o filme “Tropa de Elite” mostrou a qualidade do cinema nacional e foi um dos maiores sucessos de bilheteria, mostrando que o cinema brasileiro está em franca expansão.
Fotos: Reprodução