Horários, prazos e obrigações. Se administrar as atividades cotidianas já não é fácil para nós, que somos adultos, imagine para a criançada! Durante a vida escolar, as lições de casa, os trabalhos e as provas se tornam cada vez mais frequentes, exigindo dos alunos organização e planejamento.
Justamente por isso, a falta de uma rotina pré-estabelecida muitas vezes compromete o aproveitamento do aluno. Para que isso não aconteça, é fundamental que os pais estejam presentes nas atividades relacionadas ao ensino e auxiliem os filhos na organização das tarefas escolares. Mas o que fazer para ajudá-los?
Antes que você entre em desespero sem saber o que fazer para ajudar seu filho a se organizar com os estudos, o No Pátio lista algumas dicas fundamentais para ajudar as crianças a ter êxito no aprendizado.
◊ Incentive seu filho a estudar
O primeiro passo para ajudar seu filho a se organizar com os estudos é incentivá-lo a estudar. Isso se dá pelo fato de que gostar de ler e de manusear os livros e materiais escolares e sentir-se instigado a pesquisar novos assuntos, por exemplo, motivam a criança a cuidar de tudo aquilo que é relacionado aos estudos.
◊ Ensine seu filho a cuidar bem do material escolar
Muitos pais exigem que as crianças guardem o material escolar e saibam lidar com ele. Por outro lado, muitos não ensinam seus filhos como fazer isso. Por isso, reserve alguns minutos do seu dia para ensiná-lo a organizar os livros, cadernos, lápis e afins. Explique que mantê-los sempre limpos e no lugar certo pode facilitar as tarefas e otimizar o tempo.
◊ Crie rotinas e esteja presente
As crianças precisam de rotinas para aprender a desempenhar suas tarefas diárias. Por isso, organize o dia dos seus filhos e estabeleça prioridades. Deixe claro que os estudos devem estar em primeiro lugar e que somente depois de terminar tudo o que deve ser feito para a escola é que as brincadeiras estão liberadas. Além disso, certifique-se de verificar a agenda escolar diariamente e de cobrar as tarefas feitas, elogie os trabalhos realizados com êxito e não deixe de conversar com a criança sempre que ela deixar de fazer algo a fim de deixar claras suas responsabilidades frente aos estudos.
◊ Ambiente e horários adequados
Num ambiente favorável, a criança tende a estudar com prazer e a compreender a seriedade da tarefa. Por isso, escolha um espaço adequado para a criança estudar. Mantenha a iluminação apropriada, além de cadeiras e mesas confortáveis. Evite colocar a criança para estudar em locais que estimulem sua distração, como o quarto de brinquedos, por exemplo. Além disso, seja cuidadoso com o computador, que também pode distrair seu filho quando a hora é de estudar.
É na família que noções como autoridade, hierarquia e respeito são inicialmente instauradas. Além disso, é no ambiente familiar que as crianças não só aprendem a se adaptar às diferentes circunstâncias, mas também criam seu modelo de aprendizagem. Entretanto, depois de todas essas dicas para ajudar seu filho a se organizar com os estudos é importante que você saiba que não adianta implantar um padrão de rotina que massacre a criança. É preciso ser certeira e fazer com que a rotina auxilie e não martirize.
Fotos: Reprodução.