Dieta do riso: aprenda e faça as pazes com a balança

Comportamento|Estilo de Vida|Pesquisas

Além de aumentar a sensação de bem estar, rir fortalece o sistema imunológico, combate o estresse, elimina rugas e ajuda a emagrecer. É isso mesmo, você não leu errado! Embora pareça piada, dar boas gargalhadas pode ajudar – e muito – a perder a barriguinha indesejada.

Isso é possível porque uma boa risada faz com que seu organismo trabalhe com maior intensidade e, consequentemente, gaste mais energia. O coração também passa a bater mais rápido nesse momento, mandando mais sangue para mais partes do corpo. Logo, o peito sobe e desce fazendo com que os músculos da barriga façam um movimento semelhante a um exercício físico, deixando-os mais fortes.

RIR É O MELHOR NEGÓCIO

Este mês chegou ao Brasil o livro “Amar, Rir e Comer – E Outros Segredos de Longevidade do Povo Mais Saudável do Planeta”. A obra é resultado de 20 anos de pesquisa do médico australiano John Tickell sobre os hábitos alimentares e o lifestyle do povo de Okinawa, que nunca ouviram falar na palavra dieta.

Segundo o autor, os okinawenses não abrem mão de pequenos prazeres, como uma fritura aqui ou ali, álcool e até tabaco. Adeptos do lema “rir é o melhor negócio”, os habitantes desse arquipélago no sul do país fogem do estereótipo sisudo de seus vizinhos ao norte, os japoneses dos grandes centros. Adoram surfar, nadar, meditar e tomar sol, são pouco conectados, não trabalham mais do que oito horas por dia, comem direito e devagar. Têm como lema dois mantras: Nuchi gusui (“que seu estilo de vida e sua alimentação te curem”) e Hara hachi bu (“coma até se sentir 80% satisfeito”).

Como resultado, o povo se tornou o mais longevo e menos doente do mundo (as mulheres chegam em média aos 86 anos, os homens, aos 78). “Eles fazem tudo com moderação, salvo ter bom humor, fazer sexo e comer bem”, diz Tickell. “São, acima de tudo, felizes. E magros. Não contam calorias nem pedem comida em domicílio.”

Pesquisas científicas já haviam comprovado que rir por uma hora gasta cerca de 100 calorias. O equivalente a uma pequena barra de chocolate ou a um pacote de salgadinho. Então, o truque aderir a dieta do riso e ser feliz!

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter