Quando a gente fala em Disney, logo vem à mente coisas fofas como o Mickey, a Minnie, Pateta, Pato Donald e vários outros personagens que permearam a nossa imaginação quando crianças e que ainda hoje fazem muito sucesso com a garotada. Afinal, quem nunca sonhou em conhecer a Disneylândia? Ou quem já conheceu e nunca esqueceu? Pois bem, agora existe uma outra Disney, muito diferente e bem mais sombria…
Mas calma! Não se trata de alguma nova atração do parque original ou uma casa do terror ou coisa assim. Acontece que na até então desconhecida cidade litorânea de Weston-Super-Mare (na Inglaterra), no último dia 22 de agosto o Dismaland abriu suas portas para o público.“Dismaland? O que é isso?”
Trata-se da mais recente obra de Banksy, um reconhecido artista de rua internacional, cuja identidade original e rosto ninguém nunca viu, mas seus grafites estão espalhados em várias cidades pelo mundo. Confira abaixo uma das obras mais conhecidas do artista.
Pois bem, segundo ele próprio, Dismaland é “um parque de arte, entretenimento e nível básico anarquismo”. E acredite, essa Disney dos Horrores, com uma aura acinzentada e atrações bem esquisitas existe mesmo, os ingressos, inclusive, já estão à venda. O espaço ao ar livre abriga 18 obras, sendo elas tanto trabalhos do próprio Banksy como de outros 58 artistas de 15 países ao redor do mundo, incluindo Damien Hirst, Escif, Kate e Jenny Holzer McDowell.
[youtube width=”850″ height=”520″]https://www.youtube.com/watch?v=_wruEnynr1w[/youtube]
Justificando seu nome, um trocadilho entre Disneyland e “dismal” (que quer dizer algo como “sombrio” em inglês), a exposição é o oposto da visão clássica e meiga dos parques temáticos que vemos por aí: há uma metade de um castelo em ruínas que parece estar desmoronando, uma zona de proteção e segurança feita em papelão próxima a uma réplica de um barco lotado de refugiados fazem parte das atrações que buscam questionar o que de fato pode ser considerado arte, o corporativismo, o museu como forma de passar uma mensagem e claro, os espetáculos artísticos.
Seja qual for a definição de Banksy para a sua Dismaland, fica a sensação de que podemos resumi-la em uma só expressão, mais ou menos parecida com “mas que é isso?”. Confira abaixo mais imagens do local:
E então, o que você achou dessa “instalação artística” de Banksy?
Fotos: Reprodução