2017 começou com força total e ainda tem quase um mês de férias escolares! As crianças ficam a mil por hora, a rotina da casa muda totalmente e muitas mães “quebram a cabeça” para inovar e apresentar programações bacanas, que divirtam e possam entreter os filhos, durante esse período. Ao falar sobre aproveitar as férias com a criançada, imediatamente pensamos em grandes viagens, dentro ou fora do estado. Entretanto, nem sempre é preciso ir longe para curtir uma boa temporada de descanso e muita diversão. Mesmo quem vai passar as férias em casa pode encontrar formas de inovar e se divertir com os filhos.
Portanto, se a grana anda curta ou anda faltando tempo, o Pátio Hype mostra que para tornar as férias da criançada mais divertida não precisa gastar muito – nem ter muito trabalho. Basta um pouquinho de criatividade para estimular a diversão e permitir que seus filhos tenham férias inesquecíveis. Confira algumas sugestões neste DIY especial e veja que a ligação entre brincar e inovar pode ser surpreendente.
CABANINHA DIVERTIDA
Puxa um lençol daqui, outra pontinha dali, distribui um monte de travesseiros e, pronto, a bagunça está armada! Não há criança que não ADORE montar cabaninhas! Brincar dentro delas é como ter um refúgio, um mundo secreto para dar asas à imaginação. Por isso, que tal aproveitar e garantir a diversão durante as férias da criançada montando uma cabana divertida?
Você vai precisar de:
– Ripas de madeira;
– Furadeira e parafusos;
– Tecido;
– Cola quente.
Passo a passo:
Comece cortando as ripas. Depois, será a hora de unir as partes e montar a estrutura. As quatro ripas maiores serão unidas em “v”, uma cruzando a outra, por um parafuso na parte superior. Assim, teremos duas peças em formato “V” invertido. Para fazer a base, use duas ripas de 150cm para unir as duas estruturas em “V”.
Com a base já montada, é hora de posicionar sem fixar pregos ou parafusos a ripa de 170cm no topo da tenda. E, para conferir um pouco mais de firmeza à estrutura e evitar que ela se abra, fixe a ripa de 120cm na parte de trás da tenda.
Com a tenda montada é a hora do tecido! O seu corte deve ser feito em formato retangular, de 450cm x 130cm. Assim que cortá-lo, posicione o tecido sobre a ripa do topo, estique cada lado do tecido sobre a estrutura de forma que os dois lados fiquem aproximadamente do mesmo tamanho.
Depois envolva as ripas de base com o pedaço de tecido reservado para a bainha e cole o tecido utilizando generosas porções de cola quente. Se quiser, você pode utilizar alguns pregos ou tachinhas para prender o tecido nas ripas para ajudar na fixação e tornar a cobertura mais resistente. Prontinho! A cabaninha está pronta! Apesar de todo o trabalho, ela renderá bons momentos de diversão para a criançada, além de ficar um mimo na decoração do quartinho dos pequenos.
TERRÁRIO OU MICRO-JARDIM
Também conhecidos como micro-jardins ou “florestas encapsuladas”, os terrários são um tipo de jardim fechado em recipientes de vidro, onde pode-se observar o desenvolvimento natural das plantas. Além de serem usados na decoração ou para presentear pessoas queridas, os terrários também possuem uma função didática, pois são uma ótima maneira de ensinar às crianças sobre o funcionamento dos ecossistemas.
Através do vidro, elas podem observar como acontecem alguns processos naturais interessantes, como fotossíntese, respiração, e o ciclo da água, mesmo em apartamento ou outros ambientes fechados. Gostou da ideia? Então, chame a criançada e vamos colocar a mão na massa!
Você vai precisar de:
– 1 frasco de vidro reciclado (de preferência com paredes mais finas para facilitar a visualização);
– Carvão vegetal triturado;
– Pedrinhas pequenas;
– Colher;
– Hastes de madeira ou bambu;
– Terra vegetal;
– Plantas de pequeno porte.
Passo a passo:
Lave e seque o frasco de vidro até deixá-lo bem sequinho. Em seguida, peça para ao pequeno para colocar uma camada (uma ou duas colheres de sopa, dependendo do tamanho do vidro) de pedrinhas dentro do frasco para criar um sistema de drenagem. Depois, coloque uma camada bem fina de carvão triturado. Ele será importante para deixar a água limpa e livre de fungos e bactérias.
Agora é a hora preparar o solo. Você pode usar a terra do seu próprio quintal, desde que ela esteja bem fofinha e livre de insetos ou minhocas. Se morar em apartamento, compre uma porção pequena de terra vegetal em lojas de jardinagem. Peça para seu pequeno ir colocando a terra aos poucos até a camada ficar com a espessura de três a quatro dedos das suas mãos.
Antes de colocar as plantinhas, faça pequenos furos com os espetos de madeira para abrir espaço e enfiar as raízes no solo. Depois, ajude o pequeno a colocar as plantas nas aberturas e fechar colocando um pouco de terra por cima. Pegue algumas pedrinhas e decore o terrário. Dinossauros e bichinhos pequenos de plástico também são uma ótima ideia para deixá-lo mais infantil.
Esse terrário vai se tornar o xodozinho da família! Deixe o frasco em um lugar iluminado, mas sem luz direta, e peça para o seu pequeno cuidar direitinho dele, regando as plantinhas com frequência.
TETO COM CÉU ESTRELADO E COM PLANETAS
Ninguém duvida que céu noturno tem muita beleza para oferecer aos seus telespectadores, não é mesmo? Se esses telespectadores forem as crianças, então a imaginação pode ganhar proporções ainda maiores. Enquanto adultos contemplam a Lua, estrelas e planetas, os pequenos olham para fora da janela ou em um telescópio e imaginam estar em uma nave espacial, flutuando pelo universo.
Quase todo mundo iria adorar deitar na cama e olhar para o teto para obter uma fuga visual para as maravilhas do espaço sideral. Acredite ou não, criar essa ilusão em seu teto é algo barato, agradável e gratificante.
Você vai precisar de:
– Tinta azul ou preta;
– Tinta esmalte;
– Tubos de tintas que brilham no escuro;
– Lápis;
– Glitter prata.
Passo a passo:
Prepare o quarto colocando fitas sobre as bordas superiores de suas paredes para uma aparência mais correta. Certifique-se de que o teto esteja limpo e livre de todas as teias de aranha. Remova luminárias e coloque fita em torno de todas as aberturas ou luzes que permaneçam.
Pinte o teto com a tinta lisa e rolo como se você fosse colocar uma camada sólida de pintura em uma parede normal. Se você estiver usando preto em vez de azul como sua cor base, duas camadas podem ser necessárias para cobrir o branco ou qualquer que for a cor original do teto. A pintura não precisa secar completamente para que você possa passar para o próximo passo, pois você vai querer um efeito “pegajoso” para a mistura.
Umedeça a esponja no esmalte, vestindo luvas de proteção. Limpe qualquer excesso ou gotejamento de esmalte, esfregando a esponja ao longo do rebordo da lata de tinta. Agite rapidamente o glitter, de modo que uma pequena quantidade fique na esponja com o esmalte, e comece batendo o glitter no teto. A aderência da pintura no teto combinada com o esmalte na sua esponja deve fazer o brilho ficar firmemente fixado no teto. Continue esse movimento sobre o teto inteiro até que o efeito de brilho desejado seja alcançado.
Trace o contorno das estrelas e planetas no teto levemente usando seus estêncis e um lápis. É melhor marcar com estêncis o teto todo a lápis antes de usar as tintas de tubo, para que possa voltar para uma avaliação visual e fazer as correções que você sentir necessárias, antes de aplicar a tinta que brilha no escuro.
Retire as tampas das tintas de brilho que você está usando, e usando uma variedade de cores noturnas, faça o traçado dos contornos de estêncil lentamente com os tubos de tinta. É melhor preparar o tubo aplicando uma gota sobre uma folha de papel ou cartão de modo que qualquer ar ou respingos que possam existir na parte superior do tubo possam escapar. A tinta de tubo requer uma mão firme, distribuindo quantidades uniformes nas áreas a serem pintadas. O efeito final será de brilhar no escuro quando as luzes estiverem apagadas e um efeito brilhante à luz do dia.
Férias normalmente são sinônimo de diversão. Com este DIY especial, a ideia do No Pátio é inovar nas brincadeiras e mostrar aos pequenos que trabalhando a criatividade é possível se divertir de inúmeras formas.
E você, quais os planos para as férias da criançada? Conta para a gente nos comentários.
Fotos: Reprodução.