Duelo da Moda – Campanha cobra compromisso ambiental de grifes

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Duelo da Moda – Campanha cobra compromisso ambiental de grifes
O Greenpeace, organização global que tem, entre outras atribuições, a missão de proteger o meio ambiente, lançou no mês passado mais uma ação para cobrar de grandes marcas mundiais o compromisso de acabarem com a degradação que suas produções causam ao meio ambiente.

O ranking Duelo da Moda, divulgado pelo Greenpeace Itália, revela grandes diferenças entre as políticas de adequação ambiental de marcas de alta costura. Segundo a organização, a maioria continua utilizando produtos tóxicos que poluem as águas e couro vindo de áreas desmatadas ilegalmente. Poucas têm planos de mudar de atitude.

Com o ranking Duelo da Moda o Greenpeace propõe uma disputa entre as marcas por uma produção mais sustentável. Por enquanto, a grife italiana Valentino lidera a lista. A marca tem respondido, segundo a entidade, de forma transparente e se comprometeu formalmente com a eliminação de todos os lançamentos de produtos químicos tóxicos, além de adotar o desmatamento zero em toda a sua cadeia de fornecimento.

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Na lista montada pelo Greenpeace, marcas famosas como Prada, Chanel, Hermès e Dolce & Gabbana aparecem em último lugar por não tomarem qualquer decisão sobre melhorias em suas políticas ambientais.

“As marcas que falharam na classificação, como a Louis Vuitton, são tendências globais da moda, mas elas também têm agora uma oportunidade para se tornarem líderes ambientais. Elas devem tomar medidas urgentes e transparentes para eliminar a liberação de substâncias químicas perigosas ao longo da sua cadeia de suprimentos e de produtos, e colocar em prática medidas concretas para evitar a contaminação da cadeia de fornecimento com a destruição florestal”, disse Chiara Campione, do Greenpeace Itália.

Detox

O Greenpeace já tinha lançado antes a campanha Detox, uma cobrança para que as marcas desintoxiquem seus produtos e tenham um sistema de produção menos poluente e sem exploração da mão de obra.

“Desde o lançamento da campanha Detox do Greenpeace, em 2011, 15 das mais importantes marcas de luxo do mundo já se comprometeram a eliminar todos os lançamentos de produtos químicos perigosos ao longo de sua cadeia de suprimentos e de produtos”, disse Campione.

“Se essas grandes empresas, e hoje a Valentino, deram o primeiro passo, por que deveríamos esperar menos de todas as outras marcas da moda?”

Veja o ranking completo (em inglês).

Vídeo de uma ação do Duelo da Moda na Semana de Moda de Milão:

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Foto e vídeos: reprodução

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