Que a história de “largar tudo e ir viajar” está no sonhos de muita gente, isso todo mundo sabe. E muitas pessoas até conseguiram realizar esse sonho, e já contamos muitas dessas histórias aqui. Gente que viajou o mundo de carro, com a cachorrinha e por aí vai. Contudo, dessa vez, uma dupla de amigos com uma ideia em comum resolveu se aventurar pela América Latina. E o mais curioso: eles escolheram os patins como meio de transporte!
Tudo começou quando o colombiano Anderson Zuluaga ficou com uma ideia fixa na mente: percorrer o continente de patins. Foram cinco anos de preparação para o grande dia da partida, que ocorreu em 14 de junho de 2022, quando ele saiu de sua casa em Medellín, na Colômbia. “Foi muito difícil sair de onde eu vivia, me preparei por um ano e me esforcei muito para realizar. É a viagem da minha vida, tem uma importância até espiritual”, disse ele ao Diário Gaúcho. Zuluaga é analista de telecomunicações, porém, também é patinador profissional na modalidade downhill.
Chileno se une à jornada de percorrer a América Latina de patins
Ao longo de sua aventura, Anderson passou por diversas cidades, onde sempre foi bem recebido, vivendo experiências que ele considera incríveis. Seu roteiro começou na Colômbia, seguiu para o Equador e Pero, onde ganhou a companhia temporária de outros patinadores. Tudo mudou, porém, quando ele chegou ao litoral do Chile. Lá, ele conheceu Leandro Sanchéz, que por anos alimentou um sonho muito parecido com o do colombiano. Não demorou para que Leandro também arrumasse as malas, calçasse os patins e embarcasse na viagem, em outubro do ano passado.
Desde então, a dupla percorreu o Chile e atravessou a Argentina e o Uruguai, chegando ao Brasil, mais especificamente em Porto Alegre. Não sem antes disputar um mundial de patins durante sua passagem pela Argentina. Os dois fazem uma média de 100 quilômetros a cada 10 horas de viagem, consumindo cerca de 6 litros de água por dia. A dupla segue viagem e a ideia é chegar ao Rio de Janeiro a tempo de curtir o Carnaval. E, depois, seguir viagem para continuar percorrendo a América Latina. Isso que é disposição, hein?
Fotos e vídeos: Reprodução