Seja no nordeste – onde ela se confunde com a própria história da região – ou no resto do Brasil, a tapioca é um dos pratos brasileiros mais populares. De origem indígena e descoberta em Pernambuco, essa iguaria é feita com a fécula extraída da mandioca (substância farinácea também conhecida como goma da tapioca, goma seca, polvilho ou polvilho doce), trazendo consigo vários dos nutrientes que este alimento tem para a saúde, como riqueza em carboidratos, baixo nível de gorduras, alto teor de proteínas, manganês, fósforo e potássio.
Por ser livre de glúten em sua composição, a tapioca, além de ser recomendada aos veganos e vegetarianos, pode também beneficiar aos celíacos e àqueles que querem reduzir a ingestão desse nutriente em sua dieta.
O recheio varia, mas a mais tradicional é feita com coco ou queijo coalho. É um quitute muito comum no Nordeste e no Norte do Brasil. No entanto, ela pode assumir receitas e modos de preparos típicos para cada estado, família e cultura. Confira as dicas do No Pátio e aprenda seis saborosas receitas de diferente tipos de tapioca.
O que mais vai variar na tapioca não é a goma em si, mas sim o recheio que você utiliza para a tapioca, mas é importante saber que você pode comprar a goma já pronta, utilizar na hora e congelar parte para uso posterior, ou você pode preparar por conta própria de forma simples.
Ingredientes:
- Polvilho;
- Água;
- Sal.
Misture os ingredientes em uma vasilha, mas sem exagerar na água. Misture o sal o suficiente para deixar a massa com um leve gosto salgado, sem excessos. Deixe o polvilho hidratando por algumas horas e remova a água em excesso que ficará sobre a mistura que agora parece meio líquida/meio sólida. Quebre os pedaços, peneire e guarde em um recipiente fechado. Caso a massa fique seca demais, é só repetir o processo de hidratação.
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de goma de tapioca hidratada
- 1 colher de sopa de queijo cottage
- ½ tomate picado
- 1 fio de azeite
Modo de preparo:
Passe a goma da tapioca pela peneira e a espalhe numa frigideira antiaderente, alisando para ficar bem macia e fininha. Deixe no fogo baixo por um a dois minutos, até formar uma liga e ficar unida, vire de lado e mantenha por mais um a dois minutos, adicione o queijo, o tomate e o azeite e espere por mais um minuto.
Ingredientes:
- 75g de goma de aipim (ou quanto baste para o tamanho desejado da tapioca)
- 50g de mussarela ou substituto de queijo (tofu, por exemplo)
- 20g de milho verde
- 20g de ervilha
- 30g de tomate picado (sem semente e sem pele)
- 30g de palmito picado
- 35 g de brócolis cozido
- Azeite
- Pimenta a gosto
Modo de Preparo:
Coloque a frigideira no forno untada com o azeite. Pegue uma peneira e quebre a goma em menores pedaços, polvilhando sobre a frigideira. Frite até perceber que a goma se uniu como uma panqueca. Em uma vasilha separada, misture os ingredientes do recheio. Coloque a tapioca aberta em um prato ou superfície plana, cobrindo metade da tapioca aberta com o recheio, caso queira fechá-la e comer como um pastel, ou cubra toda a tapioca, caso queira comê-la aberta. Você ainda pode aquecer a tapioca já pronta no microondas, congelar para consumir depois ou já comer sem qualquer aquecimento. Você pode substituir os ingredientes do recheio à vontade.
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de goma de mandioca hidratada
- 1 banana em rodelas
- 2 colheres (sopa) de mel
Modo de preparo:
Coloque as duas colheres da goma, espalhando com a colher. Você pode peneirar a goma se quiser ela mais fininha. Se quiser a massa mais macia, ligue o fogo somente depois que a goma estiver lá. Deixe um minuto de cada lado e recheie com as fatias de banana e mel.
4- ROLINHOS DE TAPIOCA RECHEADOS COM SALMÃO DEFUMADO
Ingredientes:
- Goma de tapioca
- 2 colheres de sopa de cream cheese
- 2 unidades de damascos secos cortados em filetes
- Salmão defumado em tiras
- 1 talo de erva-doce para o pesto
- 100 ml de azeite de oliva extravirgem para o pesto
- 20 gramas de amêndoas para o pesto
- 1 dente de alho para o pesto
Modo de preparo:
Peneire a farinha de tapioca e coloque uma pitada de sal. Em seguida, distribua-a em uma frigideira, em fogo baixo, sem gordura. Vire a massa para secar o outro lado. Faça dois discos de tapioca (dobro da receita) e reserve. Inclua o salmão, o cream cheese e os damascos, feche as tapiocas em rolinhos e corte-os em rodelas. Cada tapioca rende em torno de cinco rodelas. Bata os ingredientes para o pesto no liquidificador e sirva como acompanhamento.
5- PUDIM DE TAPIOCA COM LEITE CONDENSADO E COCO
Ingredientes:
- 400ml de leite
- 1/2 xícara ou 120ml de leite condensado
- 200ml de leite de coco
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 xícara (240ml) de tapioca granulada
- 50 gramas de coco ralado sem açúcar (melhor se for coco fresco, mas pode ser de pacotinho)
Modo de preparo:
Comece colocando para ferver os três tipos de leite junto com o açúcar, mexendo bem com uma colher para dissolver. Em outro recipiente misture a massa de tapioca granulada e o coco ralado. Jogue a mistura de leites recém fervida sobre essa mistura. Mexa de vez em quando por uns 10 minutos até virar um mingau grosso. A tapioca vai absorvendo os líquidos e engrossando (tudo isso é fora do fogo). Coloque em recipientes e leve para gelar por três horas. Na hora de servir, regue com leite condensado e decore com coco fresco.
E que tal a receita da mais nova queridinha das dietas? Com uma massa diferente que promete emagrecer, a crepioca promove mais saciedade do que a tapioca e ainda pode turbinar o ganho de massa magra, por ter ainda mais proteínas do que a goma de mandioca preparada da forma mais tradicional.
O preparo da pode ser feito de duas formas: unindo a farinha de tapioca com ovo ou leite. Essa mistura de ingredientes faz com que a massa fique mais encorpada e ganhe o aspecto de crepe – daí o seu nome. Depois, basta assar essa massa em uma frigideira antiaderente, virando para dourar os dois lados, e rechear a gosto. Essa receita pode ser consumida uma vez ao dia, antes ou depois do treino.
Você pode incrementar essas receitas mudando os ingredientes dos recheios e depois contar para a gente aqui do No Pátio quais as variações de tapiocas vocês fizeram e gostaram. Compartilhem conosco nos comentários abaixo!
Fotos: Reprodução.