E vamos começando mais uma semana com coluna nova aqui no Pátio Hype! Todas as segundas-feiras vão ter início com muita nostalgia aqui no portal porque é dia de “É o Novo!”. Prepare-se para relembrar músicas, comerciais, séries, filmes, brinquedos e muitas coisas mais que vão fazer você pensar que “É o Novo!”. E para começar, a gente tem certeza que na sua cozinha já teve alguma – se não todas! – dessas coisas antigas:
Coisas antigas de cozinha: copo enfeitado
Esse era um item comum em muitas casas, principalmente com crianças. E a gente tem certeza que você também tinha seu copinho, que geralmente era de requeijão ou de molho de tomate, mas que vinha todo decorado com personagens de desenhos animados, frases e afins. E, claro, muitas família colecionavam as estampas dos copinhos de vidro.
Coisas antigas de cozinha: o pote de manteiga enfeitado da Qualy
Quando as margarinas de popularizaram, a Qualy logo se tornou uma das líderes de mercado. E nos anos 1990, ela lançou um dos brindes mai9s disputados por muitas mães e avós donas de casa: o pote de margarina enfeitado. A promoção era assim: na compra de dois potes de Qualy de 500gr, a pessoa levada para casa uma espécie de porta-margarina de plástico, que enfeitava gloriosamente a mesa do café da manhã;
Coisas antigas de cozinha: o jogo de pratos da Duralex
O copo até podia ser de alumínio, mas o jogo de mesa tinha que ser Duralex! Geralmente, haviam três cores disponíveis: a azul e a transparente até tinham seu público, mas era o kit de pratos, copos e xícaras na cor âmbar o verdadeiro hit. Todo mundo tinha e, quem não tinha, com certeza queria ter!
Coisas antigas de cozinha: a sanduicheira de fogão
Agora vamos falar de algo que, ainda hoje, mora no coração de muita gente: a sanduicheira de fogão. Mesmo com toda a modernidade das sanduicheiras elétricas, há quem diga que elas não deixam o sanduíche tão gostoso e tostadinho quanto as de fogão. E aqui na redação, a gente admite que também preferia um bom misto quente feito nesse utensílio. O problema é que bastava uma distração para o sanduba virar carvão…
Coisas antigas de cozinha: frutas de plástico ou de cera
Não é de hoje que há uma verdadeira fixação em ter várias plantinhas em casa, a diferença é que antigamente elas geralmente eram de mentira. Então ter arranjos de flores artificiais era algo comum, e até chique. Mas chique mesmo era ter uma fruteira com várias maçãs, pêssegos, uvas e outras frutas feitas em cera ou mesmo em plástico assim, para ficarem vistosas em cima da mesa do jantar o ano inteiro.
E aí, curtiram a estreia da nossa coluna? Vocês tinham alguma dessas coisas em casa? É no novo, hein?
fotos: Reprodução