Pesquisadores brasileiros também têm dado sua contribuição para um mundo mais sustentável. O último feito foi o protótipo de uma casa sustentável batizada de Ekó House, resultado do trabalho de pesquisadores de várias universidades do país. A casa que combina elementos de alta tecnologia com soluções tradicionais de arquitetura e engenharia foi montada na USP.
“O conceito da casa se inspira na diversidade e na pluralidade da cultura brasileira. A herança indígena é tomada como ponto de partida, como matriz desse mosaico cultural que mantém uma unidade na nossa identidade nacional. Daí que surge o nome ‘Ekó’, original da língua Tupi-Guarani, significa ‘viver’ ou ‘modo de viver’”.
“A casa tem aproximadamente 47 metros quadrados. Ela conta com cozinha, sala de jantar, sala de estar, banheiro e quarto. O ambiente é projetado para dar flexibilidade de uso. Com persianas e móveis o ambiente é alterado, aumentando a área social ou a área íntima,” explicou Bruna Mayer de Souza, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), uma das pensadoras do projeto.
[vimeo width=”600″ height=”300″]http://vimeo.com/41769758#[/vimeo]
A Ekó House nem é a proposta brasileira para o Solar Decathlon Europe 2012, competição internacional onde 20 equipes, representando universidades de todo o mundo, não só projetam, mas constroem e colocam em funcionamento uma casa sustentável e com eficiência energética. O projeto da casa sustentável brasileira é ainda um convênio entre a USP e a Eletrobrás, que prevê o lançamento nacional de Residências Energia Zero (REZ) com tecnologia brasileira. Moraria em uma assim?
Foto: Reprodução