Este ano o Dia Mundial da Água, celebrado sempre no dia 22 de março, terá atividades conjuntas com o Ano Internacional para a Cooperação pela Água, que tem como objetivo promover uma maior interação entre nações e debater os desafios do manejo da água. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), é a responsável pelas atividades do ano.
Neste sentido, as reflexões pelo Dia Mundial da Água também serão dedicadas à cooperação pela água. O ano é, sobretudo, um momento para as nações repensarem suas atitudes em relação aos recursos hídricos. Muitos países usam água em que as nascentes ficam em outro país. Se não houver cooperação, a má gestão de um pode afetar seriamente a população do outro.
É o que pondera a relatora especial para o Direito à Água e Saneamento, Catarina de Albuquerque. Ela diz que a quantidade de água no mundo é a mesma há milhares de anos, mas a cooperação é fundamental para preservar o recurso.
“Com a diferença de que hoje somos mais de 7 bilhões (de pessoas); com a diferença de que hoje temos piscina, temos campos de golfe, temos a indústria que consome imensa água; a agricultura que consome ainda mais água para alimentar a todos nós. E há muito desperdício de água. Nós temos que pensar nisso tudo, de uma maneira séria, corajosa e é de mãos dadas que isso se consegue. Caso contrário, não conseguimos nenhuma solução.”
Cinco objetivos estratégicos vão pautar a Campanha Cooperação pela Água 2013:
- Conscientizar sobre a importância, os benefícios e os desafios da cooperação em questões relacionadas à água;
- Gerar conhecimento e construir capacidades em prol da cooperação pela água;
- Provocar ações concretas e inovadoras em prol da cooperação pela água;
- Fomentar parcerias, diálogo e cooperação pela água como prioridades máximas, mesmo após 2013;
- Fortalecer a cooperação internacional pela água para abrir caminho para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) defendidos por toda a comunidade que trata sobre água e atendendo às necessidades de todas as sociedades.
O Ano pretende ainda trabalhar quatro mensagens principais que vão nortear as discussões e atividades:
A cooperação pela água é crucial para a erradicação da pobreza, a igualdade social e a igualdade de gênero
O acesso à água potável é a fundação para a realização das necessidades básicas humanas e contribui para o alcance de todos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A governança inclusiva e participativa da água e a cooperação entre diferentes grupos podem ajudar a superar a desigualdade no acesso à água e assim contribuir para a erradicação da pobreza e para a melhoria das condições de vida e chances de educação principalmente de mulheres e crianças.
A cooperação pela água gera benefícios econômicos
Todas as atividades econômicas dependem da água. A cooperação pode levar a um uso mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos como, por exemplo, por meio de planos de manejo compartilhado que criam benefícios mútuos e melhores padrões de vida.
A cooperação pela água é crucial para preservar os recursos hídricos e proteger o meio ambiente
A cooperação pela água fomenta o compartilhamento de conhecimentos sobre os aspectos científicos da água incluindo troca de informação e de dados, estratégias de manejo e melhores práticas e conhecimentos sobre o papel da água na preservação de ecossistemas, fundamental para o desenvolvimento sustentável.
A cooperação pela água constrói paz
O acesso à água pode ser fonte de conflito, mas também é um catalisador de cooperação e construção da paz. A cooperação por uma questão tão prática e vital quanto o manejo da água pode ajudar a superar tensões culturais, políticas e sociais, e pode criar confiança entre diferentes grupos, comunidades, regiões ou estados.