Brasil é o quarto país do mundo em construções sustentáveis

EcoFriendly

Brasil é o quarto país do mundo em construções sustentáveis

Atrás apenas dos Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos, o Brasil se consolida no cenário mundial de construções verdes. Já são mais de 720 projetos brasileiros aguardavam a certificação internacional.

O Green Building Council (GBC) é a organização internacional que confere o selo verde e é responsável por estimular as construções sustentáveis no mundo. Hoje, no Brasil, pelo menos 99 edificações detêm o selo com expectativa do governo e da indústria de construção de chegar a 900 projetos para análise da organização até o final do ano.

Se bater a meta, o Brasil passa a ocupar o terceiro lugar no ranking mundial.
Brasil é o quarto país do mundo em construções sustentáveis1

“O conceito de construção sustentável está amadurecendo e se consolidando dentro da cadeia produtiva da construção civil”, avaliou Wagner Soares, gerente de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Requisitos para um projeto verde

Para um empreendimento verde engenheiros e arquitetos precisam observar uma série de pré-requisitos e medidas, como a redução do consumo de energia e a prioridade às condições de luminosidade natural e de lâmpadas de baixo consumo, além do uso de aparelhos eletrodomésticos mais econômicos (indicados pelo selo Procel).

Ações desenvolvidas pelo governo federal visão estimular programas ambientais sustentáveis. Para isso o Ministério do Meio Ambiente disponibiliza cursos pela internet sobre procedimentos que podem ser adotados para adequar prédios públicos a esses sistemas de sustentabilidade.

O programa habitacional Minha Casa, Minha Vida começou há dois anos, com a obrigatoriedade do uso de energia solar em todos os novos empreendimentos destinados às famílias com renda máxima de três salários mínimos. A etapa incluiu 2 milhões de residências, das quais 1,2 milhão para famílias com renda máxima de três salários mínimos.

 

Fotos: reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter