Como criar espaços verdes em cidades onde o espaço já é muito limitado? Este questionamento parece ter ressoado na cabeça do designer italiano Matteo Cibic, e o fez pensar em algo que pudesse minimizar os impactos da fata de áreas verdes nas grandes cidades: um jardim móvel, batizado de Tree Trolley. O projeto é uma parceria com a fundadora do site de design Inhabitat, Jill Fehrenbacher.
Para criar o projeto o designer partiu de uma inquietação pessoal: “Tenho vivido em Milão desde 2000 e o chocante é que eu nunca sentei em um banco debaixo de uma árvore dentro desta cidade. Mas também parece que há muito pouco espaço para criar novos espaços verdes”.
Outra motivação que faz com que Cibic acredite que o projeto é viável financeiramente são as taxas de estacionamento. “Então, novamente, se você pode pagar para estacionar o carro em frente de sua casa ou escritório, porque você não pode também pagar para ter uma árvore ali?”.
“Imagine uma árvore e de bancada instalada sobre rodas, que podem ser estacionados como carros. Os cidadãos podem decidir financiar a estadia e manutenção do pequeno jardim e estacioná-lo onde quiserem. Isso reduziria também os lugares de estacionamento livres e, portanto, a experiência acabaria por mostrar se as pessoas estão dispostas a sacrificar espaços de estacionamento por espaços verdes”.
A ideia do projeto é ter mais espaços verdes na cidade, com bancos, como uma pracinha. Instrumentos que teriam a contrapartida da população, logo seu maior engajamento com a saúde da cidade e de seus habitantes.
Fotos: reprodução