Empresas buscam certificação verde

EcoFriendly


Os bons ventos estão trazendo ótimas notícias de uma das áreas que está em crescimento ascendente no Brasil: a construção civil. O número de empreendimentos que buscam uma certificação verde é cada vez maior e mostra a preocupação das empresas com práticas mais sustentáveis. Segundo dados do Green Building Council Brasil (GBC Brasil), responsável pelo Leed (Liderança em Energia e Design Ambiental, tradução da sigla em português), no final de 2010, o número de empreendimentos que estavam buscando o certificado era de 237. O ano de 2011 já fechou com 434 na fila.

Além do Leed, selo muito importante para as construtoras, existem hoje muitos selos de certificação. Vamos então saber um pouco mais de alguns selos de certificação que você já deve ter visto:

Produtos florestais: certificam madeira, lenha, fibras naturais, sementes e seus derivados. Os mais conhecidos, são o internacional FSC (Forest Stewardship Council), e o nacional Cerflor (Certificação Nacional);

Eletrodomésticos: no Brasil o selo Procel indica eletrodomésticos de melhor eficiência energética. É auditado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, da Eletrobrás;

Alimentos: além dos vários selos nacionais que certificam produtos agrícolas, existe o internacional Rainforest Alliance Certified. No Brasil ele é concedido pela Imaflora e leva em conta aspectos como respeito à biodiversidade e às condições trabalhistas.

Orgânicos e Cosméticos: os selos garantem a procedência e a produção de alimentos, cosméticos, algodão e até outros produtos de limpeza orgânica. O nacional Ecocert certifica alimentos que tenham um mínimo de 95% de ingredientes orgânicos. Já o selo do IBD (Instituto Biodinâmico), certifica hotéis e restaurantes que usam esses produtos.

Agora é só ficar atento na hora de ir às compras e, procurar os selos nas embalagens. Se for comprar uma casa ou apartamento, pesquise e tente optar por um empreendimento verde. Eles podem custar mais caro, mas valem o investimento e mostram seu comprometimento com o meio ambiente.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter