Floresta Nacional do Araripe: conhecer e preservar

EcoFriendly


Flona é a abreviação para Floresta Nacional. No Brasil, o que nós conhecemos por reservas ou áreas de proteção segmentam-se em dois grupos: Grupo de Proteção Integral, que abrange entre outros, os Parques Nacionais (PARNA) e Reservas Biológicas (REBIO); e o Grupo de Uso Sustentável. Estão presentes neste grupo as Florestas Nacionais e as APA’s, Área de Proteção Ambiental.

A Flona do Araripe, foi criada por decreto em 1997. Ela abrange parte dos municípios de Santana do Cariri, Crato, Barbalha e Jardim, e também uma parte dos estados de Pernambuco e Piauí. A Floresta é um dos últimos redutos da mata atlântica. Tem uma importância incalculável para a Região do Cariri. A Flona tem uma área de 38.626,32ha. Lá existe um núcleo de educação ambiental administrado pelo IBAMA, e atividades de extrativismo sustentável feitas por populações tradicionais. A maioria delas extrai piqui e coco babaçu.

Na Flona ainda é permitido o manejo sustentável da floresta e outras atividades de educação ambiental. Um dos grandes marcos da Flona do Araripe é o fato de seu solo ser do período cretácio, ou seja, é uma região de sítio arqueológico. Com a possibilidade de que se encontrem animais como Santanaraptor placidus, um dinossauro carnívoro, que viveu a mais ou menos, 110 milhões de anos no nordeste do Brasil.

Lá também já foi catalogado o Soldadinho-do-araripe. Uma ave que só ocorre naquela região. Outras muitas espécies de aves já foram catalogadas na região também. Então não pecar tempo. Junte os amigos para conhecer a Flona do Araripe. São muitas as possibilidades de passeios nas trilhas, e isso sem contar com a oportunidade de conhecer uma região que é berço da diversidade cultural do Ceará.

Conheça um pouco do Geopark Araripe , mais umas das atrações da Flona.

[youtube width=”620″ height=”344″]http://www.youtube.com/watch?v=w8h5d5WctwU&feature=related[/youtube]

 

Foto e Vídeo: reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter