Quer casar? Antes vai ter quer plantar uma árvore. Mas calma. A medida é para os noivos da Indonésia muçulmana. Mas se bem que, não seria uma má pedida em outras partes do mundo, como no Brasil, por exemplo. A partir de março, para poder receber autorização para casar, os noivos vão ter que plantar duas mudas de árvore de alguma espécie nativa. “A política tem um propósito nobre, e é necessário apoiar o programa do governo de plantio de árvores”, disse Iwan Zulhami, funcionário do Escritório de Assuntos Religiosos, à BBC.
A medida, por enquanto, só valerá para a cidade de Medan e nos distritos da ilha de Sulawesi. Estes lugares tem uma concentração maior de adeptos do Islã. Ao procurarem o serviço religioso que autoriza o casamento, o casal receberá duas mudas de árvores, que devem ser plantadas em sua casa e, só depois a autorização é liberada. A Indonésia tem cerca de 120 mil hectares de floresta tropical, mas sofre com queimadas e extração de madeira legal e ilegal. Fatores que fizeram com que o país fosse terceiro maior emissor mundial de gases de efeito estufa, de acordo com a ONG WWF.
O engajamento dos muçulmanos no país, tem sido tão significativo na promoção de práticas de conservação ambiental, que eles até criaram uma organização chamada ‘Dignifying Environment Institution‘, em 2011, com o objetivo de proteger as florestas do país das práticas nocivas que causam o desmatamento. A medida na Indonésia pode render cerca de 2 mil novas árvores todos os meses nas cidades onde ela vai funcionar. Talvez o resto do mundo não precise chegar à medidas tão extremas, mas é preciso investir em políticas que envolvam cada vez mais a população e às empresas quanto ao seu comprometimento com a causa ambiental.
Foto: Reprodução