A forte campanha do Greenpeace, Detox, para pressionar empresas do ramo da moda a desintoxicarem seus produtos conseguiu mais um bom resultado: a Zara se comprometeu a mudar suas rotinas de produção e a fiscalizar melhor esse processo.
Alvo direto nos últimos anos do Greenpeace com diversas campanhas nas redes sociais e coleta de assinaturas online, a multinacional espanhola Zara, anunciou um grande plano de sustentabilidade a médio prazo. Compromissos da Zara:
- Eliminar da sua cadeia de produtores e fornecedores todos os produtos químicos até 2020;
- Acompanhar junto aos seus fornecedores dados relativos à poluição atmosférica e da água;
- Acabar com os químicos presentes em seus produtos até 2015.
“Em linha com o programa de sustentabilidade a longo prazo da Inditex, [reconhecemos] a necessidade de eliminar resíduos industriais de todos os nossos químicos perigosos. A empresa comprometeu-se a reduzir a utilização de químicos como formaldeído, arilaminas, fenóis (PCP e TeCP), cádmio, chumbo, cromo (VI), níquel e corantes alergénicos”, explicou a Zara no seu site.
O compromisso da Zara veio apenas nove dias depois que o Greenpeace lançou um relatório que mostra os riscos das roupas que contem os determinados químicos nocivos à saúde. Ela é a oitava empresa a se comprometer com a campanha Detox. Além da Zara, Adidas, C&A, H&M, Li-Ning, Nike, Puma e Marks & Spencer já assinaram o compromisso do Greenpeace.
“A Greenpeace agradece o comprometimento da Zara pela moda sem químicos. Se o maior retalhista do mundo pode fazê-lo, não há desculpa para outras marcas não limpem a sua cadeia de fornecimento e façam moda sem poluição”, explicou Martin Hojsik, coordenador da campanha Detox.
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