É impossível não notar a transposição perfeita de Mariana Ximenes como Lolita. Essa é possivelmente a primeira vez que você vê Mariana assim, de biquíni sob o sol, na capa da revista masculina GQ de Outubro. Aos impecáveis 31 anos, a atriz mostra toda sua experiência ousadia em um ensaio super sensual. E quer saber qual foi inspiração de Mariana? “Impossível não pensar em Marilyn Monroe, sempre sensual, mas também lúdica e inocente”, revela Mariana, à vontade nos personagens e citando a loira clássica. “É uma mulher misteriosa, perigosa”, adverte ela.
Em sua edição especial a GQ Brasil , que chega às bancas nesta sexta-feira (28), entra decifrar a mulher Mariana Ximenes através de quatro homens que convivem com ela: o poeta Ferreira Gullar, o cineasta Andrucha Waddington, o músico Paulo Miklos e o publicitário Washington Olivetto. “Sonhamos acordados com a imagem desta mulher sempre tão nítida, quase presença. Nós confundimos um pouco as coisas. Seu cabelo desarrumado. Seus lábios anunciando devagar na maquiagem desfeita, um sorriso fugido do batom. Assim como o mar, seus olhos mudam de cor e humor, desarmando qualquer certeza a respeito dos seus sentimentos”, diz Paulo Miklos, que trabalhou com Mariana no filme O Invasor, em 2001.
A poesia é uma das paixões de Mariana, desde os 13 anos, e Ferreira Gullar sabe disso: “Graças a isso, pude tê-la como intérprete de um poema meu, no vídeo que gravou para a exposição comemorativa de meus 80 anos, no Museu Nacional de Belas Artes”, comenta o poeta. “A dominadora da paródia, a dominadora da sátira, a dominadora da chanchada, a dominadora da Commedia dell’arte”, define Waddington, que a dirigiu em Os Penetras.
Fotos: Reprodução GQ Brasil