Pare de fumar para ter uma boca saudável

Comportamento|Saúde

No Brasil já existem muitas medidas contra o fumo. São leis antifumo, fotografias em maços e campanhas que percorrem todo o País. Por mais que os resultados pareçam tímidos, pesquisas mostram que essas iniciativas surtem sim efeitos. Um estudo feito no Uruguai mostrou que as fotos estampadas nos maços fizeram com que mais fumantes afirmassem que as imagens os faziam pensar sobre os riscos do tabagismo à saúde e em largar o cigarro. Com essa boa notícia, a saúde bucal agradece!

Algumas alterações nas gengivas, língua e dentes e são consequências que o fumante pode encarar ao tragar cada cigarro durante o dia. Essas substâncias muitas vezes causam danos irreparáveis à saúde bucal. “Os danos podem ser notados na estética, com dentes amarelados, escurecidos e manchados”, diz dentista Milton Sabino Fernandes, especialista em reabilitação oral.

Segundo o Instituto do Câncer – Inca, o fumo é um dos agentes cancerígenos mais potentes. Na fumaça podem ser identificadas mais de 4.700 substâncias tóxicas, em que 40 são cancerígenas. E engana-se quem pensa que só se prejudica quem fuma. O perigo também está presente na vida de pessoas que convivem com fumantes. Isso acontece porque o fumante passivo respira três vezes mais monóxido de carbono do que o fumante inala.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter