Eleições verdes – SOS Mata Atlântica lança Plataforma Ambiental

EcoFriendly

Compromisso político com o meio ambiente. É com este objetivo que a Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com a Frente Parlamentar Ambientalista e a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), construiu e está disponibilizando A Plataforma Ambiental aos Municípios. O documento foi produzido com o intuito de apresentar os principais pontos da agenda socioambiental do país com os quais os candidatos às próximas eleições devem se comprometer.

Na atualidade, não se concebe ou propõe um governo que não esteja pautado em ações de desenvolvimento visando à sustentabilidade como pauta principal em todas as vertentes. A Plataforma Ambiental serve como um norte para a escolha de governantes sérios que tem compromisso real com o desenvolvimento da sua cidade.
Cidades por todo o mundo que tem altos índices de desenvolvimento humano têm nitidamente esforços e investimentos centrados em ações sustentáveis em todas as áreas.

Veja ainda
Os 10 países mais verdes do mundo

As propostas da Plataforma Ambiental aos Municípios está pautada em cinco eixos:

Princípios da Plataforma

  • Meio Ambiente como bem de uso comum do povo;
  • Priorização do interesse público;
  • Transparência e acesso à informação;
  • Participação da população, em conjunto com o governo local, na defesa e preservação ambiental, para a melhoria da qualidade de vida;
  • Priorização das políticas socioambientais;
  • Compatibilização entre as políticas ambientais, nacional, estadual e municipal;
  • Compatibilização e gestão integrada das diversas políticas, econômica, de saúde, social, de uso do solo; mobilidade urbana; habitação, educação cultura, transporte, segurança – nos diferentes níveis de governo, especialmente no governo local, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

 

“A Plataforma sugere, por exemplo, que os processos sejam realizados a partir de critérios técnicos, com qualidade, responsabilidade, transparência e agilidade. Menciona também a criação de políticas públicas de incentivos para que os proprietários de terra mantenham suas áreas preservadas, principalmente as faixas de margens rios, e pede a criação de políticas públicas orientadas para a captação de água das chuvas e o aumento da permeabilidade dos solos nas bacias hidrográficas do país e o fortalecimento da organização de cooperativas e/ou associações de catadores”, diz o texto de divulgação da Plataforma no site da SOS Mata Atlântica.

Então, não só escolha um candidato comprometido com a sustentabilidade, mas indique para o seu candidato a Plataforma e faça com que mais políticos se comprometam com a causa ambiental no Brasil.

Serviço
Faça o download da Plataforma

 

Foto: reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter