Em quatro passos, ex-agente do FBI ensina como entender o comportamento de alguém

Comportamento|Estilo de Vida


Personalidade
é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. Cada pessoa tem uma personalidade diferente, e pode influenciar o comportamento e atitudes de outras pessoas. Conhecer alguns traços dessas características individuais de alguém pode ser útil para identificar o que podemos esperar delas.

Após 23 anos como agente da inteligência do FBI, LaRae Quy agora se dedica a ensinar um pouco do que aprendeu a empresários e empreendedores. As dicas incluem desde a criação de uma “base de dados” até uma série de questões que te ajudarão a definir a personalidade de alguém.

1º passo: os detalhes

A primeira coisa é perceber o que é ou não natural da pessoa. Alguns gestos como mexer a perna em uma situação de espera ou olhar para o teto podem ser normais. No entanto, quando tais ações acontecem em um momento específico você pode identificar o que as causa. Estes comportamentos podem mostrar, entre outras coisas, decepção, raiva ou ansiedade.

Personalidade 2

2º passo: a interpretação

Ao identificar gestos que não são corriqueiros devemos entender a situação em que aparecem, lembrando que são normalmente involuntários. Preste atenção às diferenças que existem nas atitudes comuns da pessoa e os gestos em cada situação. Lembre-se que ela não os realiza para que você saiba como se sentem. Eles simplesmente existem. Por exemplo, você percebe que um colega de trabalho pigarreia sempre que está nervoso e de repente, enquanto você lhe apresenta algumas mudanças em um projeto, ele passa a fazê-lo. Algo pode estar errado.

3º passo: O reconhecimento

Os chamados neurônios-espelho fazem com que nosso corpo reflita as ações de pessoas que estão ao nosso redor. Um sorriso ativa os músculos que nos fazem sorrir, por exemplo. Quando encontramos alguém de quem gostamos, nossos músculos da face relaxam e nossas sobrancelhas ficam arqueadas. Se o interlocutor não age da mesma maneira, pode estar te enviando uma mensagem: ele ou ela não gostam de você ou não estão contentes com suas ações.

4º passo: O questionário completo

Cada um de nós tem uma personalidade, mas você pode se fazer algumas perguntas básicas para compreender melhor as atitudes de alguém. As opções apresentadas por LaRae Quy são:

– Esta pessoa é introvertida ou extrovertida?

– Esta pessoa dá muita importância ao seu relacionamento com os demais?

– Como esta pessoa lida com riscos e incertezas?

– O que alimenta o ego desta pessoa?

– Qual o comportamento desta pessoa quando estressada?

– Qual o comportamento desta pessoa quando relaxada?

 

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter