Projeto busca aproveitar o lixo para geração de eletricidade
Todos os dias jogamos fora vários objetos, coisas que não queremos mais. O destino desse lixo são os aterros sanitários, áreas em que o solo é preparado para receber toneladas e toneladas de lixo. Nesses lugares muitos catadores retiram materiais para a reciclagem, mas o restante do lixo é deixado lá para se decompor ao longo dos anos.
Pensando em todo potencial energético que esses aterros podem ter para a geração de energia, foi criado um projeto que inclui os aterros sanitários como fontes de energia elétrica para atendimento do Sistema Interligado Nacional (SIN), além de dar preferência aos prestadores de serviço de limpeza urbana que ofereçam equipamentos para a geração de eletricidade em aterros sanitários.
As exigências estabelecidas estão incluídas no projeto PLS 494/2009 do senador licenciado Marcelo Crivella (PRB – RJ), que aguarda votação na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Para o senador essa é uma forma de utilizar os gases produzidos pela decomposição do lixo nos aterros como um recursos econômicos, gerando desenvolvimento sustentável. Depois de ser votada pela CMA, a matéria irá à votação, em decisão terminativa, na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).
Foto: Reprodução