Estrutura levará mais educação, cultura e oportunidades à comunidade carente de Cartagena
A sexta escola construída pela Fundação Pés Descalços foi inaugurada nesta semana pela cantora Shakira. A estrutura sustentável levará mais educação, cultura e oportunidades à comunidade carente de Cartagena, na Colômbia.
O projeto desta escola iniciou há três anos e contou com o apoio de outras instituições, que auxiliaram financeiramente, e também de pessoas em todo o mundo, que fizeram doações para ajudar na construção.
Foi feito um investimento de US$ 8 milhões para a obra e, pelo menos, 1.700 crianças vulneráveis devem ser beneficiadas. O projeto atenderá pessoas de zero a 20 anos, promovendo a educação formal e informal, esportes e artes.
Durante a inauguração, Shakira afirmou que um de seus sonhos é que todas as crianças de seu país tenham oportunidade de frequentar uma escola. “Sonhamos com esse dia em que na Colômbia não haja uma só criança sem educação. Essa é realmente a meta que devemos ter em mente”, disse.
O complexo estudantil foi planejado com o objetivo de impactar positivamente a comunidade, ao mesmo tempo em que reduz ao máximo os danos ambientais de uma construção de grande porte. O arquiteto Giancarlo Mazzanti, que desenhou o Parque Biblioteca da Espanha e estruturas para os jogos sul-americanos de Medelín, é o responsável pelo projeto de arquitetura bioclimática. O colégio conta com uma área construída de 14 mil metros quadrados e área total de 34 mil metros quadrados. Dentro deste espaço estão distribuídas 49 salas de aula, para ensino fundamental, médio e técnico, laboratórios, biblioteca, área de esportes, lazer, administrativo, entre outros.
Fotos: Reprodução