Lavar as mãos é uma atitude muito simples, não é verdade? Tão simples que muita gente não se lembra de fazer ou não dá a devida importância.
Basta sair por aí visitando lanchonetes pelo centro da cidade ou mesmo os restaurantes mais chiques e requintados que você verá o mesmo erro: pessoas se alimentado sem antes lavar as mãos. É impressionante.
O pior é que muitas vezes são essas mesmas pessoas que não lavam as mãos que ficam exigindo que o estabelecimento tenha higiene, que o funcionário use touca, luvas.
Muitas vezes é essa pessoa a responsável pela sua própria contaminação ou pela contaminação do seu filho. Já vi muita gente dando comida aos filhos sem lavar as mãos.
As mãos estão repletas de bactérias, vírus, fungos e até de parasitas, que são responsáveis por causar uma infinidade de doenças.
Pior é que tem gente que usa o banheiro e não lava as mãos corretamente. Você deve lavar com critério. Usando água e sabão, ensaboando todas as partes das mãos, unhas, palmas, espaços entre os dedos, costas das mãos e o antebraço também.
Na maioria das vezes, não é preciso usar álcool em gel, nem usar sabonete bactericida e muito menos desenvolver uma neurose.
É como eu falei, basta lavar. Água e sabão resolvem. Simples assim.