Se você já casou deve ainda ter bem viva na memória à alegria que deve ter sido esse momento. Sensação parecida como a de conseguir o emprego dos sonhos. Viver em áreas com abundância de espaços verdes também proporciona bem-estar parecido. Pelo menos é o que diz uma pesquisa que fala do grande impacto desses espaços para a saúde mental.
“Descobrimos que, viver em uma área urbana com níveis relativamente altos de espaço verde pode ter um impacto significativamente positivo no bem-estar, mais ou menos igual a um terço do impacto de estar casado”, diz o Dr. Mathew Branco, um dos autores do estudo.
O longo estudo da Universidade de Exeter, no sudoeste da Inglaterra, analisou dados de 5.000 famílias do Reino Unido (cerca de 12.000 indivíduos) recolhidos entre 1991-2008. Os pesquisadores descobriram que as pessoas são mais felizes quando vivem em áreas urbanas com maior quantidade de espaços verdes (eles seguiram pessoas que se mudaram para mais perto e longe de espaços verdes e observaram as mudanças).
O estudo é impressionante e revelou que as pessoas que mudaram para áreas urbanas com menos espaços verdes, mostraram significativa angústia mental. Para Branco, os benefícios, mesmo representando somente 1/3 do bem estar proporcionado pelo casamento, são melhores ainda, já que não atingem um número reduzido de pessoas, mas todas que vivem em um espaço assim.
Fotos: reprodução