Nem piada do Pavê e nem briga pela coxa do pero assado: se tem uma coisa que está virando tradição de Natal no Brasil é o especial de Natal do Porta dos Fundos – e as polêmicas que o acompanham. Desde o primeiro ano, a produção sempre despertou a ira entre grupos religiosos, que acusaram o grupo humorístico de desrespeito. Mas pelo visto a raiva dos outros não afetou em nada a trupe de comédia que este ano volta com mais um especial.
Produzido pela Paramount+, o especial de Natal do Porta dos Fundos deste ano se chamará Stand Up e Anda, e será uma espécie de show de stand up sobre o Antigo Testamento. A produção tem roteiro de Fabio Porchat, que também protagoniza o especial. Mias uma vez o título terá direção de Rodrigo Van Der Put, diretor de todos os especiais do grupo de humor, inclusive os polêmicos.
Relembre as polêmicas do especial de Natal do Porta dos Fundos
Não é de hoje que o programa de fim de ano da companhia de humor gera polêmicas dentro e fora das redes sociais. Contudo, a coisa ficou mais violenta em 2019, após o lançamento do especial A Primeira tentação de Cristo na Netflix, que retratava Jesus como gay. Na época, a sede do Porta dos Fundos, no Rio de Janeiro, foi alvo de um ataque a bomba no qual ninguém se feriu.
Em 2021, a fim de minimizar a polêmica, o grupo trocou de streaming e optou por fazer uma animação intitulada Te Prego Lá Fora. A produção focava na adolescência de Jesus Cristo – cuja voz era feita pelo ator Rafael Portugal. E, em 2022, o grupo resolveu abolir de vez histórias focadas em Jesus Cristo e fizeram um especial chamado O Espírito do Natal, narrando a história de cinco amigos que detestam o Natal e vivenciam estranhas situações após a morte de um invasor misterioso vestido de Papai Noel.
O especial de Natal do Porta dos Fundos Stand Up e Anda ainda não tem data de estreia confirmada na Paramount+.
Fotos e vídeos: Reprodução