Está com preguiça de fazer exercícios? Leve seu pet junto

Comportamento|Dicas|Estilo de Vida

Você sabia que excesso de peso e outros problemas decorrentes do sedentarismo não atingem apenas humanos? Sim, tanto seu cão como seu gato podem adquirir doenças como hipertensão, obesidade e artrites. E antes que você pense: “Ah, mas eu já alimento bem o meu bichinho”, o Pátio Hype informa que além de uma boa alimentação, fazer exercícios físicos é muito importante para mantê-lo saudável e prolongar a sua expectativa de vida.

Animais podem ser os melhores parceiros de treino para aqueles que sempre buscam um companheiro ou companheira para se exercitar. Como começar? O Pátio Hype listou algumas dicas de exercícios para contribuir com sua saúde e disposição ao mesmo tempo que você ajuda a longevidade de seu animal de estimação. 

CAMINHADA

Clássico entre os exercícios quando se fala da parceria entre cachorros e pessoas. Excelente para todos os portes e idades, pode ir desde duas caminhadas de 15 minutos por dia, até três caminhadas de 40 minutos no caso dos cães atléticos e de grande necessidade da queima de energia. Um cão em forma tende a percorrer de 5km a 10km com seu dono. Consulte o médico do seu amiguinho para definir qual a melhor estratégia e hábito.

exercicios-2

CORRIDA

Mais indicada para raças do grupo dos trabalhadores, como um Mastiff, Doberman ou Boxer. Dê preferência a aumento gradual de tempo de corrida, intercalando com caminhada. Outra dica é testar a temperatura do chão, que deve ser a mesma que o pé humano aguentaria confortavelmente.

DOGA

Yoga com cães tornou-se mais conhecido pelos vídeos fofos do youtube, onde é nítida a cumplicidade do dono com seu pet no momento dos exercícios. Algumas instruções podem ser obtidas online, mas, ainda assim, ter um especialista para ensinar Yoga para ambos será um experiência mais completa e direcionada.

exercicios-3

CICLISMO

Esta é ideal para cães mais preparados e donos mais tranquilos. Nova tendência nas grandes cidades, passear com uma bicicleta e seu pet do lado será enriquecedor. O ritmo das pedaladas deve ser leve, mantendo o focinho do cão paralelo ao pedal. Coleiras e adaptadores são bem recomendados. Outra grande vantagem é acostumar o animal à circulação de meios de transporte, tirando o hábito que possa ter de latir para ciclistas e motociclistas.

exercicios-4

Pronto para começar a praticar exercícios com seu bichano hoje mesmo? Então, não se esqueça que ao estabelecer uma rotina com seu amiguinho de quatro patas, esteja ciente de que, ao contrário de praticar atividades físicas com um amigo humano, o seu pet não vai poder tornar tão óbvio quando ele estiver cansado ou achar o ritmo muito esgotante. Então, além de saber se exercitar com o seu bichinho, aprenda também a ler os sinais dos exageros e a considerá-los.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter