Um estudo realizado por um trio de pesquisadores americanos da Universidade Brigham Young, em Utah, aponta que casais menos materialistas vivem mais felizes que aqueles que pensam muito em bens e riquezas. Em estudos anteriores, que limitavam a pesquisa apenas ao materialismo, não levavam em consideração a importância que os bens matérias têm para as esposas e maridos e não era explorado o impacto que a diferença de valores tem no casamento.
Foram entrevistados 1.734 casais e a partir das informações coletadas, os pesquisadores concluíram que, mesmo entre casais que compartilham valores iguais, o materialismo é negativamente associado à qualidade do relacionamento. “Casamentos em que os dois cônjuges disseram ser pouco materialistas eram melhores em vários aspectos quando comparados com uniões em que um ou ambos os cônjuges disseram ser muito materialistas” diz o estudo.
Foi concluído ainda que os casais materialistas também apresentam dificuldades de comunicação e são mais negativos para resolução de conflitos. Os pesquisadores afirmam que os problemas financeiros do casal estão mais relacionados ao comportamento que à falta de dinheiro.
O estudo foi publicado nesta quinta-feira (13), pela equipe liderada por Jason Carroll, na “Journal of Couple and Relationship Therapy”, uma publicação destinada a conselheiros matrimoniais e outras pessoas que tratam de casais em conflito.
Foto: Reprodução.