Cinco cidades onde vale a pena visitar uma cafeteria
6 de maio de 2016
Exposição Cococi no Centro Dragão do Mar
9 de maio de 2016

O sonho da maternidade, até bem pouco tempo, se concretizava quando a mulher estava na faixa etária dos 20 anos, período considerado fisicamente ideal para a gravidez. Hoje, no entanto, essa escolha vem sendo prorrogada cada vez mais. Mas, será que existe uma idade apropriada para engravidar? Na faixa dos 20 anos?  Dos trinta? Quando o corpo estará realmente preparado para a chegada de um bebê?

Como grande parte das mulheres ainda têm muitas dúvidas sobre a idade ideal para engravidar, o No Pátio decidiu fazer uma matéria sobre o assunto e explicar, através das considerações do ginecologista especialista em Reprodução Humana da Criogênesis, Dr. Renato de Oliveira, cada fase na vida reprodutiva da mulher. Confira e tire suas dúvidas. 

A maior vantagem em engravidar, aos 20 e poucos anos, diz respeito à saúde. Isto porque, os riscos de doenças como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia são menores nesta fase. “Entretanto, levando em consideração que, atualmente, existe um prolongamento da adolescência, a falta de maturidade pode atrapalhar em algumas situações”, destaca o ginecologista.

-idade ideal para engravidar 2

Já por volta dos trinta anos, é considerado a idade ideal para engravidar. Ainda que os óvulos sejam um pouco mais velhos, a estabilidade financeira e emocional faz com que a mulher aproveite e curta muito mais a maternidade, influenciando o bem estar, tanto dela, quanto do bebê. “Além disso, nesta fase, a futura mamãe pode se dar ao luxo de cuidar-se muito mais, com massagens, tratamentos, exercícios físicos apropriados, entre outros”, acrescenta.

E quando a mulher tem mais de 35 anos? Nessa idade, os obstetras já consideram a gestação de risco e ainda alertam para a queda significativa da fertilidade feminina. “Ao nascer, a menina já perde 80% dos óvulos e na puberdade restam de 300 a 500 mil. Em 30 anos de vida reprodutiva, estima-se que apenas 500 óvulos serão selecionados para serem ovulados. E, depois dos 35 anos, tanto a quantidade, quanto a qualidade dos óvulos diminui, levando a menores chances para engravidar”, explica o ginecologista.

-idade ideal para engravidar 3

Entretanto, com a possibilidade de congelamento de óvulos, pode-se conseguir atualmente uma gravidez tardia, com a mesma qualidade de um óvulo de 20 anos. Claro que a técnica não substitui a gravidez natural, nem é garantia de que uma mulher mais velha consiga ter filhos (porque, além da qualidade dos óvulos, há outros fatores envolvidos). Mas é uma possibilidade bem mais razoável do que contar com a mãe-natureza nessa fase da vida.

Para cada mulher a maternidade chega de uma maneira diferente. Felizmente hoje em dia já há formas de se postergar um pouco mais a decisão de ser mãe ou não, enquanto se resolve questões da vida particular ou profissional.

E para você, existe uma idade ideal para engravidar? Conta para a gente…

Fotos: Reprodução. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *