SEBRAE do Ceará promove Encontro Internacional de Negócios em Fortaleza
2 de outubro de 2013
AL realiza solenidade pelos 30 anos da Associação de Atacadistas
3 de outubro de 2013

Experiências de agricultura sustentável, permacultura e vida

Experiências de agricultura sustentável permacultura e vidaO incomodo com o crescimento desenfreado das cidades, a correria, a cultura do descartável, do individualismo, a má alimentação; tudo isso, e outra série de incômodos, além de fazer refletir, tem feito muita gente mudar totalmente de vida. Mudar para essas pessoas significa resgatar de um tempo passado, coisa dos ancestrais mesmo, o cuidado com a terra, e a convivência harmônica com o ecossistema.

“Não adianta você estar no melhor emprego do mundo, morando numa caixa de concreto, dirigindo uma outra caixa de metal, comendo comida que vem numa caixinha…você tem um nome, você tem um título, mas isso é vida?”, lembra Nilson Dias, um dos criadores e responsáveis pelo Instituto Pindorama de Preservação Ambiental e Educação Ecológica.

A Organização Não Governamental (ONG) que fica em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, está registrada desde 2004. A essência de uso do espaço e dos cursos sobre permacultura e outras práticas que são ministrados lá, está alicerçada na utilização dos recursos naturais de forma consciente, eficiente e sustentável, para tornar a Terra um lugar pacífico, próspero e auto-suficiente.

Confira no vídeo um pouco do trabalho que é realizado na Pindorama.

[vimeo width=”600″ height=”300″]http://vimeo.com/71974870[/vimeo]

Já em São Gonçalo do Rio das Pedras, distante 327 km da capital mineira, Belo Horizonte, outra experiência não de refúgio, como muitos pensam, mas de retorno a um espaço de geração e vida, conhecimento e cuidado com a natureza, possibilita a diversas pessoas a experiência de viver a partir do que a natureza tem a oferecer. Um espaço de autonomia frente ao mercado que força o consumismo exagerado e desnecessário e a vida agitada das cidades grandes.

“O que a gente precisa a natureza dá. Na verdade o que a gente precisa é ter olhos para ver, você abrir o olho e perceber que está ao entorno de você é de uma riqueza muito grande”, enfatiza Marcos Guião, professor de plantas medicinais e coordenador do Terra Mãe, espaço de agricultura sustentável que possibilita estudos sobre práticas ambientais e mantem um banco de sementes para doação e troca.

[vimeo width=”600″ height=”300”]http://vimeo.com/75024802[/vimeo]

Experiências que brotam do incômodo. E quais incômodos a sua relação – ou falta dela – com o meio ambiente tem causado?

 

Foto e vídeos: reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *