Você tem a sensação de que de repente, todo mundo tem o famoso copo Stanley? E não apenas isso, as garrafas térmicas de aço inoxidável também se tornaram itens que todo mundo que está antenado nas tendências tem que ter. E agora com o Carnaval chegando, um copo desses é item quase obrigatório para manter a bebida gelada durante todo o bloquinho. Mas, quem criou o copo Stanley? Por que ele se tornou esse fenômeno?
A criação do Copo Stanley
Apesar de ter virado febre nos últimos anos, o famoso copo térmico foi criado há mais de 100 anos. O engenheiro William Stanley Jr. criou e patenteou o protótipo do sistema de isolamento térmico utilizado nos copos em 1913, nos Estados Unidos. A marca promete manter as bebidas geladas por até 11 horas, enquanto as quentes se mantém por até sete.
Como os itens da Stanley mantém a temperatura dos líquidos
A tecnologia desenvolvida por William Stanley utiliza o aço inoxidável para garantir a durabilidade dos produtos. Já a temperatura das bebidas – sejam elas quentes ou geladas – é mantido devido a um sistema de isolamento a vácuo, que cria uma espécie de barreira entre o interior e o exterior do produto, fazendo com que a perda de temperatura ocorra de forma muito mais lenta que o normal.
Outro importante detalhe dos copos e garrafas Stanley é que eles são hermeticamente fechados. Isso não apenas torna os produtos à prova de vazamentos como também contribui para a manutenção da temperatura.
Uso militar
Agora uma história bem curiosa: durante a Segunda Guerra Mundial, os militares norte-americanos levavam consigo um copo Stanley para manter suas bebidas quentes durante as baixas temperaturas que eles enfrentavam na Europa.
E você, também faz parte dos fãs do copo Stanley?
Fotos: Reprodução