Fato x Filme: A história real impressionante de O Impossível

cinema|Curiosidades|Entretenimento
O Impossível

Mais uma segunda-feira com a nossa coluna Fato x Filme, mostrando para vocês que muitas vezes a arte imita, sim a vida… Ou melhor, se inspira nela ao trazer filmes inspirados ou baseados em histórias reais para as telas dos cinemas. E essa semana, vocês vão conhecer a família Belón, que inspirou uma das mais impressionantes produções sobre desastres naturais, o filme O Impossível, de 2012.

Estrelado por Ewan McGregor e Naomi Watts, O Impossível traz a história de uma família rica que está curtindo as férias de fim de ano na Tailândia. O ano é 2004. Para quem não lembra, foi o ano em que um dos maiores desastres aconteceu na região: um forte terremoto seguido de uma das mais mortais tsunamis já registradas até hoje. A fúria das águas separa a família que começa uma luta contra o tempo para salvarem as próprias vidas e encontrarem uns aos outros em meio ao caos deixado pela onda gigante.

A verdade sobre O Impossível

Ao final do filme, é revelado que se trata de uma história inspirada no que ocorreu com a família Belón. Trata-se de uma família oriunda da Espanha que viveu, justamente, os fatos retratados no longa dirigido por Juan Antonio Bayona. A médica Maria Belón descansava com seu filho Lucas no quarto de um luxuoso resort enquanto seu marido, Enrique Alfonso e os outros dois filhos do casal, Thomas e Simão, brincavam na piscina.

O que ninguém imaginava é que aquelas férias no paraíso se logo se transformariam em pesadelo após uma convergência de placas tectônicas no fundo do Oceano Índico. O epicentro do tremor foi no mar e, com isso, uma onda gigantesca se formou. O tsunami causou a morte de mais de 230 mil pessoas em 14 países diferentes e inundou cidades costeiras com ondas que chegavam até 30 metros de altura.  

Pois bem, em meio a esse cenário a família Belón foi separada. Após conseguir se agarrar em uma árvore, Maria avistou seu filho Lucas e nadou até ele na tentativa de resgatá-lo. Os dois tentavam buscar um local seguro quando encontraram um garotinho perdido – como mostrado no filme. Com a ajuda de Lucas, Maria, que estava seriamente ferida, subiu ao topo de uma árvore, assim como o garotinho. Os dois conseguiram se salvar das duas ondas seguintes que vieram e, depois, foram resgatados por moradores locais.

Enquanto isso, Alfonso estava com os outros dois irmãos de Lucas. Eles se uniram a um grupo de sobreviventes procurando a mãe e o irmão nos hospitais. Foram dois dias e meio que eles passaram separados até que Lucas avistou um de seus irmãos e acabou reencontrando seu pai e o outro irmão. Nesse meio tempo, o quadro de Maria se agravou, pois ela tinha grandes feridas pelo corpo, principalmente um imenso corte na perna. Somente uma semana depois, quando o quadro de saúde dela estabilizou, a família inteira foi transferida para um hospital em Cingapura, antes de, então, voltarem para a Espanha.

O impossível
Ewan McGregor e Naomi Watts ao lado da família Belón

O filme de 2012 chegou a receber uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz pela atuação de Naomi Watts. E também despontou o ainda adolescente Tom Holland para a fama. O filme está disponível pra ser visto via streaming através do Star+ e também da HBO Max. E preparem-se, porque é uma história cheia de emoção!

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter