O apresentador Fausto Silva se tornou um dos assuntos mais comentados do último final de semana na internet e, infelizmente, não foi por causa do seu saudoso Domingão do Faustão. Na verdade ele precisou ser internado de forma urgente após ter sofrido uma insuficiência cardíaca, que se agravou no último domingo. Com isso, o apresentador entrou para o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), a fila do Sistema Único de Saúde, o SUS, daqueles que estão à espera de um transplante de coração.
Aos 73 anos de idade, Faustão está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Foi a unidade médica, inclusive que, em boletim oficial, declarou que Fausto já se encontrava na lista de pessoas à espera de um transplante cardíaco.
Porque Faustão está na fila do SUS
O icônico apresentador foi internado no Albert Einstein no dia 5 de agosto após sentir-se mal. Desde então, uma equipe com os melhores médicos da cidade vinha acompanhando de perto o seu caso. No entanto, após uma piora considerável em seu quadro de saúdo no último final de semana, Faustão precisou entrar para a fila daqueles que esperam por um transplante de coração pelo SUS. “Em virtude do agravamento do quadro, há indicação para transplante cardíaco. O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração”, dizia o boletim médico.
No Brasil, todos os transplantes de órgão são feitos através do SNT, independente de serem custeados pelo SUS ou de outra forma. Cada Estado tem sua lista e todas são monitoradas por órgãos de controle federais a fim de impedir fraudes ou que alguém “fure a fila”. Claro que o principal fator determinante para definir quem receberá o órgão a ser transplantado é a ordem cronológica. Ou seja: quem entrou na fila primeiro tem prioridade. Contudo, fatores como gravidade, urgência, idade e, claro, compatibilidade podem alterar essa ordem.
No caso específico de Faustão, ou seja, para transplantes cardíacos, aqueles pacientes que precisam ser ligados a uma máquina que cumpra a função do órgão têm prioridade sobre os demais. Segundo dados do Hospital do Coração, atualmente cerca de 40 mil brasileiros estão no aguardo de um novo coração, o que pode fazer com que Fausto Silva leve até 18 meses para encontrar um órgão compatível.
Agora é torcer para que o apresentador fique bem até encontrar um órgão compatível!
Fotos: Reprodução