Ao pensar em um cervo, geralmente vem à cabeça aquela imagem de um bichinho meio, fofo e assustado… Um verdadeiro Bambi, certo? Pois é, pode esquecer. Pelo menos nos Estados Unidos… Acontece que lá, os cervos estão sendo contaminados por uma doença que os transforma em verdadeiros zumbis. E para deixar tudo ainda mais bizarro – e assustador, a doença pode ser transmitida para humanos!!!
A doença dos cervos zumbis na verdade se chama doença degenerativa crônica (em inglês, chronic wasting disease, ou CWD). Ela ataca o sistema nervoso central do animal e atua de forma semelhante à doença da vaca louca. Uma proteína – chamada príon – se aloja no cérebro e os sintomas começam a aparecer. O cervo começa a andar de forma errante, fica mais lento. E quando está próximo de morrer, perde muito peso e fica com um olhar vidrado e inexpressivo, parecendo um zumbi.
Porém, assim como a vaca louca, cientistas acreditam que se alguém consumir a carne de um animal infectado, há sérios riscos de transmissão da doença para os seres humanos. Isso porque já foi comprovado a infecção em macacos que consumiram a carne de cervos infectados. E também, assim como a vaca louca, a doença não tem cura, nem nos animais e nem nos humanos.
Ao todo, 24 estados norte-americanos já reportaram a presença de cervos zumbis em suas matas. E a recomendação é a de que ninguém consuma carne de cervo sem saber a procedência. E como lá é permitida a caça, recomenda-se ainda que não se coma a carne de animais caçados em plena floresta.
Será que a ficção está começando a se tornar realidade?
Fotos: Reprodução