Não importa a década em que você foi adolescente, sempre existe um filme que marca esse período da sua vida. Sem falar que as grandes produções ultrapassam as barreiras do tempo e atingem várias gerações, que enxergam nos dilemas e paixões dos personagens seus problemas do dia a dia.
Afinal de contas, os anos correm, mas os adolescentes de plantão sempre vivem paixões não correspondidas, tem grandes amizades – que acreditam ser para a vida toda – adoram aventuras, festas, vez por outra se desentendem com a família, passam por dúvidas em relação ao futuro e a escolha da profissão, enfrentam crises existenciais que podem durar uma hora ou um dia, experimentam sensações ou situações por curiosidade ou afinidade e constroem seus ídolos.
Época nada fácil! Quem não lembra desse período, onde o mundo iria acabar a cada novo – e muitas vezes pequeno – problema ou quando o coração saltava para a boca quando o menino mais bonito do colégio passava e dava aquela piscadinha para você? Para suportar tanto sofrimento regado a boas doses de dramas, o que restava mesmo era correr para os filmes e tentar encontrar na vida dos personagens respostas para os dilemas reais.
Mas, o que muita gente não sabe é que alguns dos filmes de maior sucesso entre o público teen foram baseados em grandes clássicos da literatura mundial, que também debatiam sobre problemas juvenis e típicas situações de uma das fases mais gostosas da vida!
Filme: “10 Coisas que Eu Odeio em Você” (Gil Junger, 1999)
Obra original: A Megera Domada, William Shakespeare
Se você foi adolescente nos anos 1990, certamente vai lembrar desse filme. Afinal, não tem como ficar com saudades da atuação do inesquecível Heath Ledger. Na pele do jovem e rebelde Patrick o rapaz arrancou suspiros de muitas meninas espelhadas pelo mundo. Na trama, Patrick tem que conquistar o coração da exótica Kat Stratford, uma moça que não acredita em amor e odeia o comportamento romântico das outras meninas de sua idade. O filme foi inspirado na obra “A Megera Domada”, de William Shakespeare. O enredo permaneceu fiel: no livro, Bianca está perdidamente apaixonada, mas só tem permissão para namorar quando sua irmã mais velha, Catarina, estiver envolvida com alguém. Para isso, um nobre falido – Petrúquio – aceita o desafio de conquistar de vez o coração de Catarina, mas os dois apaixonam-se de verdade. Ah! Lembra de mais alguma obra super familiar? A novela global O Cravo e a Rosa, de 2000.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=QeOoTiINw4E&feature=player_embedded[/youtube]
Filme: “As Patricinhas de Beverly Hills” (Amy Heckerling, 1995)
Obra original: Emma, Jane Austen
Que menina dos anos 1990 não sonhou, pelo menos alguns segundos, com a vida de luxo e glamour de Cher – personagem interpretado por Alicia Silverstone? Morar em uma mensão, com conversível na garagem, cartões sem limite e o famoso programa de virtual de escolhas de roupas, que permitia a jovem Cher escolher o look do dia em frente ao computador, antes de ir ao closet – que era outro sonho, diga-se de passagem. Mas, um dos melhores filmes teens das meninas dos anos 1990 não surgiu do nada. A obra foi inspirada no livro Emma, de Jane Austen. O que muita gente não esperava é que um dos grandes clássicos da literatura norte americana serviria de inspiração para o filme adolescente que faz sucesso até hoje. O enredo conta a história da jovem Cher, que adora formar casais entres seus amigos do colégio e mora com o pai, um famoso e rico advogado de Beverly Hills.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=RS0KyTZ3Ie4&feature=player_embedded[/youtube]
Filme: “Volta por Cima” (Tommy O’Haver, 2001)
Obra original: Sonho de uma Noite de Verão, William Shakespeare
No filme, o jovem e popular Berke Landers, interpretado por Ben Foster, vive em um mundo perfeito com fama e sucesso dentro do colégio. Além do mais, ele acredita que o último ano do colégio será o melhor de todos até que seu namorada, a igualmente popular Allison – vivida por Melissa Sagemiller – o troca por outro garoto ainda mais famoso entre os grupinhos adolescentes do colégio. Para ter o coração de Alisson de volta, Berke está disposto a tudo, inclusive a fazer parte do grupo de teatro do colégio e aceitar um papel em uma peça baseada no texto de William Shakespeare. Mas, nesse meio tempo a fila anda e Berker apaixona-se por Kelly, personagem de Kirsten Dunst. No livro Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare, o quadrado amoroso é bem fiel ao retratado no livro.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=7ZIygLWr43g&feature=player_embedded[/youtube]
Filme: Romeu + Julieta (Baz Luhrmann, 1996)
Obra original: Romeu e Julieta, William Shakespeare
Esse é, sem dúvida alguma, o filme mais romântico e fiel a obra em que foi baseado. O enredo já é super famoso e conta a história de dois jovens apaixonados, impedidos de viver esse amor por uma questão familiar. O Romeu e a Julieta de William Shakespeare deram origem a jovens do subúrbio italiano nos anos 1990 e o filme contou com direito a gangues de ruas, muitas armas, drogas e efeitos especiais. Mas, isso tudo foi feito deixando intactos os diálogos originais do livro, que são de conhecimento de muita gente! Ah! Não vamos esquecer que grande parte do sucesso do filme foi devido a participação do lindíssimo Leonardo Di Caprio!
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6S6IJWilpx4&feature=player_embedded[/youtube]
Foto e vídeos: Reprodução