matéria palito de picolé imagem destacada
Faça você mesmo – 5 Projetos artísticos para fazer com palito de picolé
27 de outubro de 2020
Bienal Internacional de Teatro do Ceará transmite espetáculos on-line
27 de outubro de 2020

Vira e mexe, acontece a mesma coisa: aparece um monte de gente comentando alguma profecia que diz que o mundo vai se acabar em data tal. Então chega a tal data e nada do mundo acabar. De Nostradamus a seitas secretas, todo mundo já ouviu histórias e mais histórias dessas tais profecias do fim do mundo. Mas como se isso não bastasse, sempre que acontece algum acidente sério ou algum famoso morre repentinamente, também aparece um vidente para dizer que previu tudo. E a história é quase sempre a mesma: que eles não conseguiram avisar a ninguém a fim de evitar o ocorrido. Essas histórias te trazem lembranças de algumas notícias? Então, que tal então relembrar algumas dessas previsões e ver quais as profecias mais furadas que a humanidade já teve que enfrentar?

10 – Morte do cantor Cristiano Araújo

Vamos começar com uma dessas previsões de acidentes trágicos com morte de um famoso, mas que só aparecem depois de ocorrido… Isso porque o “vidente” Jucelino da Luz afirmou que havia escrito uma carta prevendo o acidente com o cantor Cristiano Araújo, e teria enviado tal carta à produtora do cantor. O problema é que ninguém da produtora recebeu tal carta e ela só foi a publico depois da confirmação da morte do cantor. Vale lembrar que essa não foi a primeira “previsão” esquisita dele. Quando o então candidato a presidente, Eduardo Campos, faleceu em um acidente aéreo, Jucelino também afirmou ter previsto o acidente, mas novamente, a notícia só veio a publico depois do ocorrido. Ah, gente, prever depois de morto fica fácil, não é mesmo? Quem não lembra da Mãe Dinah, que jurava ter previsto a morte dos Mamonas Assassinas, mas só apareceu depois deles terem morrido?

09 – A quebra da bolsa dos Estados Unidos em 1920

previsões

Se você acha que toda profecia errada é relativa a coisas ruins, errou. Isso porque nesse caso histórico, a furada foi um pronunciamento feito três dias antes da quebra. A gente explica: em 1929, a bolsa de valores dos Estados Unidos simplesmente entrou em crise e quebrou, gerando um caos econômico sem precedentes no país. Mas o curioso é que três dias antes, Irving Fisher, um dos maiores e mais importantes economistas da história norte-americana, declarou publicamente que a economia norte-americana havia alcançado um patamar em que ela iria somente crescer. Pois é, furou a previsão, moço!

08 – A Profecia de Isaac Newton

Uma das mais antigas profecias de fim de mundo atribuídas a um estudioso. Isaac Newton, o mesmo das Leis de Newton, acreditava que a Bíblia era um conjunto de signos codificados e que era preciso muita habilidade para decodifica-los. Em 2003, os estudos de Newton vieram a público, e pelo que consta, o fim do mundo seria em 2060. O problema é que Newton era cético, não acreditava na idolatria a Deus e muito menos, em datas específicas.

07 – A morte pelo Cometa Halley

previsões

Em 1881, a ciência descobriu que a cauda dos cometas era composta de um gás extremamente venenoso, o cianogênio. Imaginem então como o mundo reagiu ao descobrir que, em 1910, a Terra se aproximaria bastante da causa do Cometa Halley. Todo mundo – até mesmo o renomado jornal The New York Times – acreditou que a humanidade seria extinguida pelo veneno do cometa. O pânico foi geral, até que alguns cientistas enfim conseguiram explicar a população que não precisava se desesperar, pois não havia a menor possibilidade de tal envenenamento acontecer.

06 – Os Alienígenas do Planeta Clarion

previsões

Parece nome de filme de ficção científica, mas é uma das profecias do fim do mundo mais fails que existe. É tão fail que até virou um livro chamado “Quando as Previsões Falham”. Dorothy Marton, uma dona de casa de CHicago, nos EUA, afirmou que havia sido contactada por alienígenas do planeta Clarion. Segundo ela, um Ser Supremo viria à Terra em 21 de Dezembro de 1954. Dorothy então conseguiu criar uma espécie de grupo chamado Os Buscadores que acreditavam que seriam levados por uma nave espacial. No tal dia 21, eles se reuniram e a tal nave nunca apareceu… Segundo Dorothy, os ETs ficaram tão impressionados com a fidelidade humana que resolveram adiar a tal visita… Aham… Sei…

05 – O Bug do Milênio

Eis uma profecia tecnológica. Na verdade, quando se criou os computadores, não se imaginava como o calendário deles reagiriam à virada do milênio. Acreditava-se que eles poderiam encarar os anos 2000 como 1900. Já notou que quando seu calendário está errado, o computador não funciona direito? Então, imagina todos os computadores do mundo com a hora errada? Acreditava-se que poderiam ocorrer catástrofes nucleares, o mundo ficaria sem energia, as telecomunicações sofreriam, até que veio a virada do milênio e… não aconteceu absolutamente nada!

04 – A Profecia de Nostradamus

previsões

Provavelmente essa seja uma das profecias do fim do mundo mais conhecidas que existem. Nostradamus foi um cientista que sempre escreveu por metáforas e mensagens codificadas, Por anos, seus textos foram objeto de estudos a fim de descobrir sobre o que ele falava. Acontece que, como tudo o que depende de interpretação, cada pessoa entende como quer, certo? Então, um de seus versos (sim, ele escrevia na forma de poesias) dizia que “No ano 1999, sétimo mês / Do céu virá o grande rei do terror”. Pronto, julho de 1999 seria o fim do mundo. Mas acabou nem sendo, não é mesmo?

03 – O arrebatamento maia

Talvez essa tenha sido uma das previsões de fim de mundo que mais assustou as pessoas. Tudo porque, supostamente, o calendário da civilização Maia só ia até 21 de dezembro (de novo? que coincidência) de 2012. Depois, a data foi adiada para 23 de dezembro do mesmo ano, e a Terra seria atingida por um gigantesco asteroide, similar ao que aconteceu com os dinossauros. Filmes, livros e até mesmo um documentário foram feitos inspirados na profecia. A onda de temor foi grande, muita gente se preparou para o fim do mundo, chegou o grande dia e… Nada!

02 – Asteroide em 2015

previsões

Uma das mais recentes profecias do fim do mundo colocou setembro de 2015 como sendo o prazo de validade da Terra. Seitas norte-americanas falaram sobre um asteroide colidindo com o planeta enquanto teóricos da conspiração julgaram que o treinamento militar extra do exército dos Estados Unidos seria uma preparação para conter o pânico depois da colisão. Mas como podemos notar, estamos em 2020 e até agora, nada de asteroide. E segundo a NASA, não teremos nenhum asteroide em rota de colisão com a Terra em pelo menos, centenas de milhares de anos.

01 – O melhor ano de nossas vidas

previsões

Vamos direto a uma das coisas que a gente mais adora a cada fim de ano: as previsões para o ano seguinte. Pois bem, aqui no Brasil temos um vidente, astrólogo e tarólogo famoso chamado João Bidu. Então, ele viralizou este ano nas redes sociais graças a uma de suas previsões feitas no final de 2019. Segundo ele, 2020 seria um ano bem mais leve do que seu antecessor. E que essa previsão se aplicava não somente às pessoas, mas ao mundo em geral. E não precisa ir muito longe para saber que, de leve, 2020 não teve nada. Pandemia, crises econômicas em todo o mundo, a ameaça de uma nova Guerra Mundial e de uma Guerra Fria, ufa… E, quando questionado, João Bidu ainda fez a Joelma dizendo que o Sol traiu ele…

Quanta criatividade para previsões e profecias! Mas prever a pandemia de 2020 que é bom, ninguém previu, hein?

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *