Finanças Pessoais: Dicas para viver de juros

Comportamento|Dicas|Estilo de Vida

Conseguir acumular dinheiro suficiente para parar de trabalhar e viver de renda, curtindo a vida ou trabalhando apenas com o que dá prazer, é o sonho de muita gente. Afinal, com um bom dinheiro no banco é possível fazer muita coisa, como comprar um bom apartamento em capitais brasileiras, um carro esportivo de luxo, ou sair viajando o mundo sem preocupações.

Para quem pensa que é preciso ter muito dinheiro para não precisar mais trabalhar esse sonho pode parecer impossível. No entanto, com bastante disciplina e planejamento você poderá ter êxito. Tudo que você precisa é de tempo e começar a aplicar imediatamente as dicas o No Pátio vai listar agora. Veja o passo a passo para ajudá-lo nessa tarefa e não deixe para depois o sonho de viver de juros

? Defina a renda mensal que você quer ter no futuro

De quanto você acha que vai precisar para levar uma vida confortável no futuro? Você pode fazer as estimativas levando em conta os valores de hoje, uma vez que nossas contas já vão considerar que haverá inflação. A partir do valor da renda desejada dá para calcular o montante que deve ser acumulado e a quantia que deve ser poupada mensalmente.

viver-de-juros-4

? Calcule a rentabilidade adequada

Após definir a renda desejada, você deve estabelecer uma taxa de juros possível de se obter em aplicações financeiras de baixo risco. Deve-se assumir que o seu patrimônio estará aplicado em investimentos capazes de gerar renda homogênea, constante e ininterrupta para o seu sustento.

Fique atento: a rentabilidade estimada deve ser a rentabilidade real, isto é, já descontada a inflação. Como a inflação corrói o seu patrimônio, você deve se preocupar em ganhar acima dela.

? Divida a renda mensal desejada pela rentabilidade real

Neste passo é necessário que você divida a renda que deseja obter no futuro pela taxa de juros real mais realista que você tiver encontrado. Por exemplo, para ter uma renda mensal de sete mil reais mensais,  o montante será de 1.590.909,09 reais, ou aproximadamente 1,6 milhão de reais.

Entenda que não se trata de 1,6 milhão em valores nominais, mas sim do equivalente, no futuro, a 1,6 milhão de reais em valores de hoje.

viver-de-juros-2

? Calcule quanto poupar para chegar lá

O passo seguinte é descobrir quanto é preciso poupar por mês para atingir esse valor. Para isso, você precisará definir uma rentabilidade real mensal factível, em quanto tempo você quer chegar lá e o valor inicial que você vai investir (que pode ser zero).

O valor poupado e investido mensalmente será corrigido pela inflação e ganhará uma rentabilidade extra (no caso, o rendimento real de 0,44% ao mês). No fim do período de acumulação, você terá um montante equivalente à soma do valor estimado inicialmente.

? Reavalie seu planejamento anualmente

Considerar apenas rentabilidades reais já dá uma boa segurança aos cálculos, mas as taxas de juros reais não são estáticas. A taxa básica de juros (Selic) muda com o tempo, assim como os índices de inflação. Portanto, a taxa de juro real da economia (diferença entre a Selic e a inflação oficial) também varia, assim com o rendimento real das aplicações financeiras. Assim, é aconselhável rever seu planejamento de tempos em tempos, para verificar se ele continua factível.

viver-de-juros-3

Seguindo nossas dicas, sendo disciplinado e tendo paciência você poderá se dar ao luxo de não precisar mais trabalhar por dinheiro. Então, já calculou o quanto você deve poupar para atingir para conseguir viver de juros?

 

 

 

 

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter